X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Visual do carnaval do Recife evoca um mergulho no mar, no mangue e na folia

A beleza da decoração promete encantar pernambucanos e turistas de todas as idades


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Visual do carnaval do Recife evoca um mergulho no mar, no mangue e na folia
Conhecidos pela mania de grandeza, os pernambucanos passaram a dizer, ao longo dos anos, que o Oceano Atlântico nasceu no Recife, fruto da união dos seus mais famosos rios. A brincadeira superlativa virou ponto turístico no Recife. |  Foto: Rodolfo Loepert/PCR

A identidade visual do Carnaval do Recife 2024 mergulha de maneira inédita nas águas que simbolicamente representam, para os pernambucanos, o nascimento do oceano Atlântico: a união dos rios Capibaribe e Beberibe. Tem tudo para ser o maior em linha reta do Brasil.

Desenvolvida pela artista Isabella Galvão, a identidade visual é inspirada na fusão dos universos visuais dos homenageados Lia de Itamaracá e Chico Science. Esta proposta visual para a festa de momo destaca o rico ecossistema da fauna e flora litorâneas, ao mesmo tempo em que desperta a imaginação e convida a contemplar o inusitado.

Isabella Galvão também se inspirou na obra da cronista visual Djanira, renomada artista plástica do século passado. As telas de Djanira exploravam o cotidiano dos povos brasileiros, seus costumes, rituais e manifestações culturais.

A identidade visual criada por Isabella incorpora traços orgânicos, ricos em texturas diversas, e apresenta uma paleta de cores vibrantes. O frescor do azul do céu e do mar, os tons de verde da vegetação do mangue litorâneo e o laranja vibrante e tropical, entre outros, compõem a expressiva gama cromática da identidade visual.

Os universos de Chico Science e Lia, assim como o encontro entre o oceano e o mangue estuarino, se entrelaçam. Pescadores e catadores de caranguejos compartilham espaço com cardumes de peixes, pássaros e uma antena parabólica fincada no mangue, enquanto estrelas do mar adornam a decoração da cidade para a maior e mais inclusiva festa da cidade.

Por outro lado, o surrealismo lúdico se faz presente por meio de ilustrações que mesclam humanos e animais, criando tritões e sereias fantásticos, acompanhados por elementos musicais como instrumentos de sopro e percussão que ressaltam a beleza do Carnaval do Recife.

Quem é Isabella?

Isabella Galvão, recifense de 30 anos, reside em São Paulo há dois anos. Artista visual desde sempre, iniciou sua trajetória no design de moda. Após aprofundar-se na direção de arte no campo publicitário, entregou-se à arte da tatuagem. Sua persistência no universo da ilustração e do desenho diário levou-a a encontrar sua identidade, dedicando-se à pintura e ilustração como um verdadeiro sacerdócio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: