Visual do carnaval do Recife evoca um mergulho no mar, no mangue e na folia
A beleza da decoração promete encantar pernambucanos e turistas de todas as idades
Escute essa reportagem
A identidade visual do Carnaval do Recife 2024 mergulha de maneira inédita nas águas que simbolicamente representam, para os pernambucanos, o nascimento do oceano Atlântico: a união dos rios Capibaribe e Beberibe. Tem tudo para ser o maior em linha reta do Brasil.
Desenvolvida pela artista Isabella Galvão, a identidade visual é inspirada na fusão dos universos visuais dos homenageados Lia de Itamaracá e Chico Science. Esta proposta visual para a festa de momo destaca o rico ecossistema da fauna e flora litorâneas, ao mesmo tempo em que desperta a imaginação e convida a contemplar o inusitado.
Isabella Galvão também se inspirou na obra da cronista visual Djanira, renomada artista plástica do século passado. As telas de Djanira exploravam o cotidiano dos povos brasileiros, seus costumes, rituais e manifestações culturais.
A identidade visual criada por Isabella incorpora traços orgânicos, ricos em texturas diversas, e apresenta uma paleta de cores vibrantes. O frescor do azul do céu e do mar, os tons de verde da vegetação do mangue litorâneo e o laranja vibrante e tropical, entre outros, compõem a expressiva gama cromática da identidade visual.
Os universos de Chico Science e Lia, assim como o encontro entre o oceano e o mangue estuarino, se entrelaçam. Pescadores e catadores de caranguejos compartilham espaço com cardumes de peixes, pássaros e uma antena parabólica fincada no mangue, enquanto estrelas do mar adornam a decoração da cidade para a maior e mais inclusiva festa da cidade.
Por outro lado, o surrealismo lúdico se faz presente por meio de ilustrações que mesclam humanos e animais, criando tritões e sereias fantásticos, acompanhados por elementos musicais como instrumentos de sopro e percussão que ressaltam a beleza do Carnaval do Recife.
Quem é Isabella?
Isabella Galvão, recifense de 30 anos, reside em São Paulo há dois anos. Artista visual desde sempre, iniciou sua trajetória no design de moda. Após aprofundar-se na direção de arte no campo publicitário, entregou-se à arte da tatuagem. Sua persistência no universo da ilustração e do desenho diário levou-a a encontrar sua identidade, dedicando-se à pintura e ilustração como um verdadeiro sacerdócio.
Comentários