Diversidade, Olodum e Tumaraca em encontro inédito na folia no Marco Zero
Veja datas e horários dos shows agendados para o Bairro do Recife
Escute essa reportagem
O Marco Zero se tornará o epicentro da diversidade durante o Carnaval do Recife 2024, apresentando um encontro inédito entre o Olodum e o Tumaraca, além da estreia do mestre Gilberto Gil na festividade.
Como o maior palco do evento, o Marco Zero refletirá a essência da folia, proporcionando uma celebração sem fronteiras, onde as raízes da ciranda de Lia e as antenas parabólicas do Mangue de Chico convergem em uma expressão vibrante da cultura nacional.
Ao abraçar desde a cultura popular até o brega, considerado patrimônio imaterial recifense, a cidade se prepara para acolher brincantes e turistas ao longo de seis dias a partir da quinta-feira (8).
O carnaval do bairro do Recife acontece em ruas históricas, que se tornam cenários vibrantes para desfiles de agremiações, blocos e shows.
O carnaval do Recife surgiu durante a colononização portuguesa, com organizações denominadas "Companhias", que se reuniam para comemorar a festa de Reis.
As companhias eram constituídas em sua maioria por pessoas negras, que paravam seus trabalhos para celebrar a data considerada sagrada. Além da influência africana, a festa teve reflexos da colonização portuguesa, que trouxe tradições europeias para a cidade, como o entrudo, ato de jogar água nas pessoas durante os festejos, o que enfraqueceu um pouco diante da beleza das fantasias vestidas.
O Recife é conhecido pelo seu carnaval de rua, com desfile de clubes carnavalescos, escolas de samba, maracatus, caboclinhos e até ursos.
Veja programação e horários abaixo
Comentários