X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Afoxés abrem o Carnaval do Recife pedindo paz e proteção para os dias de folia

Ialorixás e Babalorixás de 29 afoxés conduziram a cerimônia Ubuntu pelas ruas do Bairro do Recife


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Afoxés abrem o Carnaval do Recife pedindo paz e proteção para os dias de folia
As ruas foram simbolicamente lavadas com o amaci e apoteose ocorreu no palco do Marco Zero |  Foto: Brenda Alcântara - PCR

Pela primeira vez, o Carnaval do Recife começou de forma antecipada e a abertura transformou-se em pedido de paz e proteção para os dias de folia nesta quinta-feira (9).

O evento foi marcado por dança, música, beleza, cores e muita energia positiva com a quinta edição do Ubuntu - Uma consagração ao povo negro. Ao tod, 29 grupos de afoxé percorreram a Avenida Rio Branco até o Marco Zero, no Bairro do Recife, pedindo paz e bênçãos aos Orixás.

A celebração, integrante da agenda oficial do Carnaval promovida pela Prefeitura do Recife, trouxe a alegria dos terreiros de candomblé para as ruas e o palco do Marco Zero. Serão mais de 300 shows espalhados pela cidade em 19 polos.

Rebeca Nascimento, 38 anos, compartilhou sua animação ao curtir o primeiro dia da folia momesca com toda a família, incluindo sua filha Maria Luiza, 10 anos.

"Como boa pernambucana, espero o ano inteiro por esse momento, e enquanto puder, trarei minha filha para vivenciar de perto nossas tradições. A energia dos afoxés é surreal, nos sentimos abençoados para começar a folia", expressa ela.

O cortejo começou logo depois que os afoxés se reuniram para um xirê, convidando os orixás a dançar e brincar com seus filhos.

As ruas foram simbolicamente lavadas com o amaci, um banho de ervas sagradas preparado pelas ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés até o palco do Marco Zero, onde cada grupo se apresentou entoando músicas em reverência aos Orixás, com a participação de Mariene de Castro. O evento foi idealizado e apresentado por Dona Carmem Virgínia.

Nayara Temporal, 32 anos, integrante do Afoxé Oxum Pandá, participa desde a primeira edição da cerimônia.

"É extremamente importante ver todos os afoxés juntos, trazendo nossa religiosidade, ascendência, descendência e nossa história africana. Aqui não é folclore, é história, é cultura de África, que trouxemos para cá e se misturou com várias outras coisas. Recife é um território africano, então ter a abertura do carnaval com este evento pra mim é extremamente significativo e lindo. Eu acho muito incrível ver todo mundo junto, tocando e dançando ao mesmo tempo, é muito mágico”, destaca ela.

Participaram do evento os seguintes vários afoxés. A primeira noite oficial do Carnaval do Recife 2024 foi marcada por encontros de ritmos e expressões culturais.

Além do encontro dos tambores do Tumaraca com o Olodum, o palco do Marco Zero, o maior de todos da cidade, recebeu Clarinada; Ubuntu com Mariane de Castro; DJ Pepe Jordão. Também marcaram presença a Orquestra Popular do Recife e o Maestro Ademir Araújo, com participação de Marron Brasileiro e André Rio.

O Recife Cidade do Mangue chegou ao palco com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. O mestre Gilberto Gil e Raphaela Santos fecharam a noite.

Artur Tigre, da TV Tribuna PE, fez entrevista com representantes do Olodum. A abertura da festa foi acompanhada ao vivo pela TV Tribuna PE/Band (canal 4), que promete fazer a maior cobertura de carnaval em 2024.

Entrevista de Artur Tigre a representantes do Olodum Reprodução da TV Tribuna PE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: