Afoxés abrem o Carnaval do Recife pedindo paz e proteção para os dias de folia
Ialorixás e Babalorixás de 29 afoxés conduziram a cerimônia Ubuntu pelas ruas do Bairro do Recife
Escute essa reportagem
Pela primeira vez, o Carnaval do Recife começou de forma antecipada e a abertura transformou-se em pedido de paz e proteção para os dias de folia nesta quinta-feira (9).
O evento foi marcado por dança, música, beleza, cores e muita energia positiva com a quinta edição do Ubuntu - Uma consagração ao povo negro. Ao tod, 29 grupos de afoxé percorreram a Avenida Rio Branco até o Marco Zero, no Bairro do Recife, pedindo paz e bênçãos aos Orixás.
A celebração, integrante da agenda oficial do Carnaval promovida pela Prefeitura do Recife, trouxe a alegria dos terreiros de candomblé para as ruas e o palco do Marco Zero. Serão mais de 300 shows espalhados pela cidade em 19 polos.
Rebeca Nascimento, 38 anos, compartilhou sua animação ao curtir o primeiro dia da folia momesca com toda a família, incluindo sua filha Maria Luiza, 10 anos.
"Como boa pernambucana, espero o ano inteiro por esse momento, e enquanto puder, trarei minha filha para vivenciar de perto nossas tradições. A energia dos afoxés é surreal, nos sentimos abençoados para começar a folia", expressa ela.
O cortejo começou logo depois que os afoxés se reuniram para um xirê, convidando os orixás a dançar e brincar com seus filhos.
As ruas foram simbolicamente lavadas com o amaci, um banho de ervas sagradas preparado pelas ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés até o palco do Marco Zero, onde cada grupo se apresentou entoando músicas em reverência aos Orixás, com a participação de Mariene de Castro. O evento foi idealizado e apresentado por Dona Carmem Virgínia.
Nayara Temporal, 32 anos, integrante do Afoxé Oxum Pandá, participa desde a primeira edição da cerimônia.
"É extremamente importante ver todos os afoxés juntos, trazendo nossa religiosidade, ascendência, descendência e nossa história africana. Aqui não é folclore, é história, é cultura de África, que trouxemos para cá e se misturou com várias outras coisas. Recife é um território africano, então ter a abertura do carnaval com este evento pra mim é extremamente significativo e lindo. Eu acho muito incrível ver todo mundo junto, tocando e dançando ao mesmo tempo, é muito mágico”, destaca ela.
Participaram do evento os seguintes vários afoxés. A primeira noite oficial do Carnaval do Recife 2024 foi marcada por encontros de ritmos e expressões culturais.
Além do encontro dos tambores do Tumaraca com o Olodum, o palco do Marco Zero, o maior de todos da cidade, recebeu Clarinada; Ubuntu com Mariane de Castro; DJ Pepe Jordão. Também marcaram presença a Orquestra Popular do Recife e o Maestro Ademir Araújo, com participação de Marron Brasileiro e André Rio.
O Recife Cidade do Mangue chegou ao palco com Louise e participação de Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira. O mestre Gilberto Gil e Raphaela Santos fecharam a noite.
Artur Tigre, da TV Tribuna PE, fez entrevista com representantes do Olodum. A abertura da festa foi acompanhada ao vivo pela TV Tribuna PE/Band (canal 4), que promete fazer a maior cobertura de carnaval em 2024.
Comentários