X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2025

Carnaval com controle de acesso aos polos da folia e reconhecimento facial

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (26), o esquema de segurança montado para a festa deste ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval com controle de acesso aos polos da folia e reconhecimento facial
Haverá câmeras corporais em uniformes da polícia nos principais focos da folia |  Foto: Flavio Adriano

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (26), o esquema de segurança montado para o Carnaval deste ano.

Uma novidade são os controles de acesso que vão funcionar tanto no Galo da Madrugada como no Recife Antigo, e também em Olinda, justamente para fazer uma vistoria para que ninguém entre com faca, revólver ou qualquer outro objeto que ameace a segurança do verdadeiro folião.

Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, 47 câmeras de segurança serão instaladas no Recife Antigo, no Sítio Histórico de Olinda e em alguns trechos do percurso do Galo da Madrugada.

“Estaremos nesse Carnaval com reconhecimento facial nas 47 novas câmeras. Nós temos 15 mil procurados pela Justiça em nosso banco de dados. Esses 15 mil com a biometria facial. E então, se qualquer um deles tentar ter acesso ao posto de folia por um dos pontos que nós estamos monitorando, uma equipe policial imediatamente será acionada para verificar a identidade, se é ou não a pessoa é procurada. E, em sendo a pessoa, o mandado de prisão será cumprido de imediato”, explicou.

Carvalho acrescentou que haverá câmeras corporais em uniformes da polícia. “Essas câmeras não transmitem imagens em tempo real, mas servem para registrar como uma ocorrência se desenrolou. É uma segurança não só para o cidadão, contra um eventual excesso da ação policial, mas é uma segurança também para o policial, que muitas vezes é acusado de forma indevida de ter agido com o uso excessivo da força, mas quando nós vemos as imagens, nós vemos que isso realmente não ocorreu”, justificou.

Ao todo, 100 patrulhas no Galo da Margarida estarão com as câmeras, 30 no Recife Antigo e 30 no Recife Antigo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: