Cais das artes: novo endereço da cultura no Espírito Santo
Complexo composto por museu, teatro e praça reposiciona o Espírito Santo no mapa turístico e cultural do Brasil
O Espírito Santo passa a ter um novo símbolo cultural que une arte, arquitetura, identidade capixaba e oferece um visual privilegiado da baía de Vitória.
O Cais das Artes, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, é o novo endereço da cultura no Estado, e abre as portas para experiências que reposicionam a capital no mapa turístico do País.
Artistas capixabas comemoraram o novo espaço e falaram sobre a expectativa do complexo transformar o cenário cultural no Espírito Santo.
Idealizado pelo renomado arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, o Cais das Artes conta com uma praça aberta e três edificações: um museu, um teatro e um edifício anexo.
Para aproximar o público do equipamento cultural, a temporada de abertura propõe uma ocupação progressiva do espaço.
Eventos artísticos já acontecem no local. A primeira programação contou com a cantora Vanessa da Mata, a DJ Negana e show da banda Casaca com convidados especiais, como André Prando, Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra.
Programação
A programação vai continuar ao menos uma vez ao mês nos fins de semana. O próximo evento está sendo preparado para depois do Carnaval.
As obras do edifício e do museu estão praticamente prontas. Nos próximos meses receberão o mobiliário, marcenaria e iluminação como preparação para a primeira exposição: “Amazônia”, de Sebastião Salgado.
Além de cinco espaços expositivos — que impressionam pelo tamanho — o museu ainda conta com um auditório.
No térreo, os visitantes poderão ter acesso a uma cafeteria com vista panorâmica.
Já o teatro, com 1.300 lugares, está previsto para ser entregue no segundo semestre. Ele também tem na parte de baixo um restaurante, que se projeta sobre a água.
A gestão do Cais das Artes é feita por uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI).
Opiniões
"O Cais das Artes é um projeto esperado e sonhado pelos capixabas. A gente merece esse presentão. Temos bastante produção cultural e artística, mas poucos espaços. É um projeto que nos enche de orgulho”, Alice Nascimento, maestra
"Para nós, do mercado cultural erudito, o Cais das Artes nos traz uma expectativa de que seja um espaço de muita música e alegria. Temos grandes artistas e talentos locais que estão prontos para ir para o mercado”, Alessandro Santana, cantor lírico e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo
"Além de ser um marco arquitetônico, o Cais das Artes vem preencher uma lacuna cultural, sendo capaz de acolher peças teatrais, exposições e apresentações de grande porte. E, nesse contexto, terá um papel fundamental para impulsionar a arte e a cultura capixabas”=, Mariana Coura, coordenadora do Bloco Balança Penha
Por dentro do Cais
Auditório do Cais das Artes já está mobiliado e conta com 174 lugares:
Cafeteria vai funcionar no térreo do complexo, com vista para a baía de Vitória e o Convento da Penha:
Edifício que abriga o museu do Cais das Artes em breve será aberto à visitação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários