X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

A força transformadora do cooperativismo

Café capixaba faz sucesso na Itália

Café conilon com selo de origem capixaba é exportado pela 1ª vez. Destino do primeiro embarque com 19 toneladas foi a Itália


Imagem ilustrativa da imagem Café capixaba faz sucesso na Itália
O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil. Com 7,6 milhões de sacas, o Estado responde por 72% da produção nacional e 20% da produção mundial do produto |  Foto: Divulgação

O café “Conilon do Espírito Santo” está chegando à  Europa. O embarque do primeiro contêiner com 19,2 toneladas do produto  teve a Itália como destino e aconteceu no início de junho. 

A operação de estreia foi realizada pela Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés), através da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), uma das quatro cooperativas constituintes da Federação. Além da Coopeavi, participam Cooabriel, Cafesul e Coopbac.

O produto foi certificado com Indicação Geográfica (IG) de Indicação de Procedência (IP), reconhecida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

Apesar das muitas siglas, trata-se da primeira IG do Brasil que abrange a produção de conilon em um estado inteiro, representando um alcance inédito.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André  Santos de Oliveira explica que o certificado IG traz  credibilidade para o produto. 

“Alcançar o selo IG significa que a origem do produto é controlada, com processos e boas práticas de produção, que não há exploração de trabalho infantil nem escravo e que respeita todos os requisitos ambientais, econômicos e sociais”.

Imagem ilustrativa da imagem Café capixaba faz sucesso na Itália
Conquista inédita para o Estado |  Foto: Divulgação

O primeiro embarque internacional marca o início de uma nova história para o café conilon capixaba. Isso porque o Espírito Santo está ganhando espaço quando o assunto é qualidade do produto. Esse selo consagra a conquista e a inserção do produto capixaba no mercado internacional.

Para Carlos André, os benefícios de garantir esse selo são diversos. “Esse selo leva em consideração a reputação, a notoriedade e a fama do território capixaba para este produto. Consequentemente valoriza todo trabalho que é desenvolvido na ponta pelos produtores”.

A ideia é que, com o selo, o café conilon capixaba possa avançar cada vez mais numa visão do mercado internacional sobre a qualidade do café capixaba, dando visibilidade para o produto e evidenciando a forma profissional como é trabalhado este produto no Estado.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, diz que o selo comprova  que o produto é genuíno do Espírito Santo e não pode ser copiado. “Por mais parecido que seja, o selo comprova que não existem produtos semelhantes. Isso agrega valor e faz com que o café conilon capixaba seja mais valioso no mercado”.

O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil. Com 7,6 milhões de sacas, o Estado representa 72% da produção nacional e 20% da produção mundial do produto.


Selo de qualidadeCafé conilon

- O registro de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), é concedido quando um país, cidade, região ou localidade se tornam conhecidos pela produção, extração ou fabricação de um produto.

- A marca “Conilon Especial” será concedida a agricultores que atenderem a uma série de exigências, como a utilização das boas práticas agrícolas e respeito ao meio ambiente.

Fonte: Governo do Espírito Santo.


Sebrae tem participação de peso
Imagem ilustrativa da imagem Café capixaba faz sucesso na Itália
Primeiro embarque de conilon com IG para o mercado internacional. Certificação é fundamental para valorizar a economia capixaba |  Foto: Divulgação

O Sebrae/ES teve participação ativa para o reconhecimento da IG do Café Conilon do Espírito Santo e, junto com a OCB/ES, apoiou a fundação da Fecafés para gerir o selo de Indicação Geográfica.

A ideia é que, com o selo, o café conilon capixaba possa avançar cada vez mais numa visão de mercado internacional sobre a qualidade do produto capixaba.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, revela que o Sebrae realizou investimentos para que esse processo  acontecesse. 

“Vale ressaltar que não fizemos isso sozinhos, envolvemos grandes parceiros como Seag, Incaper, Embrapa Café, Ifes, OCB/ES, Ministério da Agricultura, Cetcaf, Sicoob, as Cooperativas e seu produtores”.

O selo protege o conilon especial, confirmando sua qualidade e origem. Assim, esse trabalho traz segurança para o consumidor e também proteção para o produto.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, ressalta que outros produtos capixabas contam com essas certificações. “A panela de barro de Goiabeiras, o Café Arábica das Montanhas, o Cacau de Linhares e vários outros. Ainda estamos em vias de certificação da pimenta rosa, do granito do noroeste capixaba e por aí vai”.

Ele lembra também que o Sebrae/ES é a única organização que trabalha com a certificação de IG. “Conquistar a certificação é fundamental para valorizar a economia capixaba”.

Carlos André ressalta que o trabalho em conjunto fez com que o Espírito Santo alcançasse algo inédito. “Conseguimos colocar o  Espírito Santo   como o único estado do Brasil que contém uma IP com abrangência territorial tão ampla”.

o que eles dizem

"O certificado é importante para valorizar o café conilon capixaba e mostrar a diferença para outros produtos. Tudo isso agrega valor”

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES

É importante destacar que o Espírito Santo é o estado do café. Produzimos em quantidade e qualidade as duas espécies, com destaque ao conilon”

Carlos André, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: