Ações no Dia Internacional do Cooperativismo
Data é celebrada todos os anos no primeiro sábado do mês de julho e o Sicredi se mobilizou para as atividades que marcam comemoração
Escute essa reportagem
O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com presença nacional e mais de 6,5 milhões de associados nos 26 Estados e Distrito Federal, se mobilizou para as atividades que marcam o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado todo ano no primeiro sábado do mês de julho.
A data é considerada uma oportunidade de reflexão sobre o papel social das instituições que têm como objetivo fomentar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da sociedade por meio do cooperativismo de crédito.
Em 2023, o Dia C, ou Dia de Cooperar, como também é conhecido o movimento nacional liderado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), tem como tema “Cooperativas: Parceiros para um Desenvolvimento Sustentável Acelerado”.
“Quando colocamos em prática os valores e os princípios do cooperativismo, demonstramos o interesse genuíno que as cooperativas têm no desenvolvimento das comunidades onde estão presentes. O Dia C é mais um momento em que somamos esforços em prol de todos”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
As iniciativas no Brasil mobilizam milhares de voluntários todos os anos. Em 2022, o Sicredi realizou mais de 550 atividades como palestras sobre educação financeira, revitalização de espaços públicos e doação de cestas básicas somente no Dia C.
Já ao longo do ano, foram promovidas cerca de 3,5 mil ações de voluntariado que beneficiaram aproximadamente 540 mil pessoas e mobilizaram mais de 50 mil voluntários.
Conforme o Sistema OCB, foram mais de 14 mil iniciativas no País com quase 25 milhões de pessoas impactadas positivamente.
Os números em 2022
3,5 mil
ações de voluntariado realizadas
540 mil
pessoas já foram beneficiadas
50 mil
voluntários envolvidos nas ações
Desenvolvimento local e inclusão financeira são prioridades
As cooperativas de crédito contribuem para o desenvolvimento local e para a geração de emprego e renda. O modelo, com base na união de pessoas em torno de um objetivo comum com foco na melhoria da qualidade de vida, tem mais de 120 anos no País.
Neste sentido, a trajetória do Sicredi está diretamente ligada com a história do crescimento econômico nas localidades onde atua. Para reforçar a importância do cooperativismo, uma série de estudos do Sicredi, em parceria com importantes instituições, apontam os impactos positivos da atuação das cooperativas para o crescimento econômico local e regional.
De acordo com levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, com estímulo ao empreendedorismo local, quando comparado a municípios similares sem cooperativas.
Estudo do Banco Central mostra que, entre os não bancarizados, mais de 30% afirmam que a distância é um fator impeditivo para o uso de serviços bancários. Neste sentido, cabe destacar que, em cerca de 200 cidades no Brasil, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, reforçando seu papel no processo de inclusão financeira da população.
“A proximidade com os associados nos permite afirmar que a chegada do cooperativismo a regiões sem a oferta de serviços financeiros impacta positivamente toda a região. Isso significa que estar próximo promove a melhoria da vida financeira dos associados”, destaca Port.
Saiba mais
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.
Com presença nacional, o Sicredi conta com mais de 2.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Comentários