X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Fundo Fundo

Festas e eventos resgatam a história da Imigração Italiana no ES

Cultura dos italianos é relembrada por meio da culinária, música, vestimentas, dança e demais tradições, que ocorrem de norte a sul


Imagem ilustrativa da imagem Festas e eventos resgatam a história da Imigração Italiana no ES
Gruppo di Ballo Nova Trento da região de Guaraná, em Aracruz, se apresenta há 12 anos com danças típicas que resgatam e mantêm viva a cultura italiana no Espírito Santo |  Foto: kadidja Fernandes/AT

As festas italianas surgiram como forma de manter vivos os costumes, a história e os valores transmitidos pelos antepassados por meio da culinária, da dança, da música, das vestimentas e demais tradições.

No Espírito Santo, essas festividades acontecem em diversos municípios, de Norte a Sul do Estado, em diferentes períodos de 2024.

Nas comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo, o ponto alto, segundo Rosa Maioli, presidente da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, vai ser a festa na Praça do Papa, no final de maio.

“De 31 de maio a 02 de junho, será realizado, na Praça do Papa, o grande evento do calendário das comemorações, motivo de orgulho e também de gratidão. Esse momento só será possível graças à participação das colônias italianas do Espírito Santo”, destaca.

Outro evento que atrai milhares de descendentes e turistas é a Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, realizada desde 1979 e considerada uma das maiores do Brasil. O evento oferece atrações culturais, shows musicais e comidas típicas. Dentre elas, o macarrão ao molho bolonhesa, o capeletti, a linguiça suína e, claro, a polenta, com variados tipos de preparo e acompanhamentos.

Cheia de charme, a Festa do Morango, em Pedra Azul, município de Domingos Martins, também é bastante popular.

Realizado desde 1985, o evento tem o objetivo de promover e valorizar o cultivo e a produção da fruta, que é uma importante atividade econômica da região.

A Festa do Morango recebe, em média, 30 mil pessoas, entre turistas de todo o Espírito Santo e de outros estados, que aproveitam os três dias de diversão com música, cultura, lazer, gastronomia típica e que ainda geram renda para os empreendimentos do agroturismo, rurais e turísticos.

O evento conta com a participação de cerca de 600 voluntários, que ajudam na organização e na produção de diversos quitutes, incluindo a torta gigante de morango, que pesa aproximadamente 500 kg. Durante os dias de festa, o público consome quase quatro toneladas da fruta.

Também na lista de eventos tradicionais do estado está a Festa do Imigrante Italiano, em Santa Teresa, que movimenta a economia, a gastronomia e o turismo, atraindo milhares de pessoas para as ruas do centro da cidade.

A programação conta com shows, jogos, música italiana, danças tradicionais, além da atração mais esperada, a Carretella Del Vin - desfile cultural, com carros alegóricos e distribuição de vinho produzido na região e de petiscos como queijo, polenta e linguiça. 

Atração italiana registrada no livro dos recordes

Imagem ilustrativa da imagem Festas e eventos resgatam a história da Imigração Italiana no ES
fabricação da panela gigante |  Foto: Arcelormittal
Imagem ilustrativa da imagem Festas e eventos resgatam a história da Imigração Italiana no ES
fabricação da panela gigante |  Foto: Arcelormittal
Imagem ilustrativa da imagem Festas e eventos resgatam a história da Imigração Italiana no ES
Tombo da polenta ocorre todos os anos em Venda Nova do Imigrante |  Foto: Divulgação

A Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, tem seu ponto alto no preparo e no tombo desse prato típico. O momento é realizado desde 2024, quando a mega panela – onde o alimento é cozido - foi confeccionada e doada pela ArcelorMittal à associação organizadora do evento.

No utensílio, já foram preparados mais de 1.200 quilos de polenta de uma só vez, feito esse que garantiu o registro da atração no Guinness Book 2008.

Para a confecção da mega panela foram utilizados uma tonelada de ferro fundido cinzento, uma tonelada de areia de sílica, 35 quilos de aglomerantes (resina e catalisador) e 25 quilos de tinta de zirconita.

O processo de fabricação durou 90 dias, mobilizando a equipe de Fundição da ArcelorMittal, e contemplou oito etapas - desde a modelagem do objeto, passando pela pintura e acabamento, até a finalização com o tratamento térmico, fase em que o material foi submetido a 850º C para a melhoria de suas propriedades mecânicas.

A mega panela suporta até 1.350 litros de polenta. Ela tem 1,025 metro de altura; 1,58 metro de diâmetro externo; 1,28 metro de diâmetro da boca; e peso aproximado de uma tonelada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: