Festas e eventos resgatam a história da Imigração Italiana no ES
Cultura dos italianos é relembrada por meio da culinária, música, vestimentas, dança e demais tradições, que ocorrem de norte a sul
Escute essa reportagem
As festas italianas surgiram como forma de manter vivos os costumes, a história e os valores transmitidos pelos antepassados por meio da culinária, da dança, da música, das vestimentas e demais tradições.
No Espírito Santo, essas festividades acontecem em diversos municípios, de Norte a Sul do Estado, em diferentes períodos de 2024.
Nas comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo, o ponto alto, segundo Rosa Maioli, presidente da Associação Federativa Comunità Italiana do Espírito Santo, vai ser a festa na Praça do Papa, no final de maio.
“De 31 de maio a 02 de junho, será realizado, na Praça do Papa, o grande evento do calendário das comemorações, motivo de orgulho e também de gratidão. Esse momento só será possível graças à participação das colônias italianas do Espírito Santo”, destaca.
Outro evento que atrai milhares de descendentes e turistas é a Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, realizada desde 1979 e considerada uma das maiores do Brasil. O evento oferece atrações culturais, shows musicais e comidas típicas. Dentre elas, o macarrão ao molho bolonhesa, o capeletti, a linguiça suína e, claro, a polenta, com variados tipos de preparo e acompanhamentos.
Cheia de charme, a Festa do Morango, em Pedra Azul, município de Domingos Martins, também é bastante popular.
Realizado desde 1985, o evento tem o objetivo de promover e valorizar o cultivo e a produção da fruta, que é uma importante atividade econômica da região.
A Festa do Morango recebe, em média, 30 mil pessoas, entre turistas de todo o Espírito Santo e de outros estados, que aproveitam os três dias de diversão com música, cultura, lazer, gastronomia típica e que ainda geram renda para os empreendimentos do agroturismo, rurais e turísticos.
O evento conta com a participação de cerca de 600 voluntários, que ajudam na organização e na produção de diversos quitutes, incluindo a torta gigante de morango, que pesa aproximadamente 500 kg. Durante os dias de festa, o público consome quase quatro toneladas da fruta.
Também na lista de eventos tradicionais do estado está a Festa do Imigrante Italiano, em Santa Teresa, que movimenta a economia, a gastronomia e o turismo, atraindo milhares de pessoas para as ruas do centro da cidade.
A programação conta com shows, jogos, música italiana, danças tradicionais, além da atração mais esperada, a Carretella Del Vin - desfile cultural, com carros alegóricos e distribuição de vinho produzido na região e de petiscos como queijo, polenta e linguiça.
Atração italiana registrada no livro dos recordes
A Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, tem seu ponto alto no preparo e no tombo desse prato típico. O momento é realizado desde 2024, quando a mega panela – onde o alimento é cozido - foi confeccionada e doada pela ArcelorMittal à associação organizadora do evento.
No utensílio, já foram preparados mais de 1.200 quilos de polenta de uma só vez, feito esse que garantiu o registro da atração no Guinness Book 2008.
Para a confecção da mega panela foram utilizados uma tonelada de ferro fundido cinzento, uma tonelada de areia de sílica, 35 quilos de aglomerantes (resina e catalisador) e 25 quilos de tinta de zirconita.
O processo de fabricação durou 90 dias, mobilizando a equipe de Fundição da ArcelorMittal, e contemplou oito etapas - desde a modelagem do objeto, passando pela pintura e acabamento, até a finalização com o tratamento térmico, fase em que o material foi submetido a 850º C para a melhoria de suas propriedades mecânicas.
A mega panela suporta até 1.350 litros de polenta. Ela tem 1,025 metro de altura; 1,58 metro de diâmetro externo; 1,28 metro de diâmetro da boca; e peso aproximado de uma tonelada.
Comentários