Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Escorre pelas mãos

| 26/02/2020, 11:46 11:46 h | Atualizado em 26/02/2020, 11:49

À frente das ações de controle do coronavírus no Brasil, o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, fez um alerta a representantes estaduais na segunda-feira: “Estamos vivendo uma infodemia”. “Não dá tempo para o sistema se adaptar às novas evidências, pois logo em seguida surgem outras”, disse aos colegas. Ao Painel, ele afirmou que o problema é que, desta vez, “estamos vivendo a epidemia em tempo real” e que as informações acabam sendo “perecíveis”.

Solidez
Em casos passados, segundo ele, havia um prazo para a evolução da Ciência, quando não tinha a internet disseminando notícias o tempo todo. “E quando se tinha robustez na identificação de uma evidência, as medidas eram colocadas em prática”, disse.

Fronteiras
Oliveira também afirmou aos secretários estaduais que o “vírus possivelmente já deve estar circulando em todo o mundo, inclusive no Brasil”. Até o momento nenhum caso foi confirmado no País.

Calma
Ao Painel, o secretário disse que “não temos como afirmar que o vírus tenha chegado tampouco temos capacidade de dizer que ele não chegou”. E acrescentou: “Mas é muito importante dizer: não há motivo para pânico. Nenhum motivo”.

Apoio
Em um documento enviado a parlamentares, o Ministério da Educação colocou entre as prioridades para 2020 a ampliação e reestruturação de instituições militares de ensino superior.

Apoio II
A pasta pede ao Congresso que destine emendas ao projeto. Segundo o texto da cartilha, o plano é ampliar a estrutura física, aumentar o número de vagas e cursos, e mobiliar os estabelecimentos.

Em uma nota
O ministério também quer ajuda de parlamentares para compra de instrumentos musicais. Trompete, trombone, trompa e tuba estão na lista dos itens para aquisição.

Colarinho
No ano em que registrou o menor volume de operações desde 2015, a Polícia Federal diz ter computado aumento de ações contra corrupção. Foram 146, contra 144 de 2018.

Balanço
Em 2019, ao todo, foram 536 operações, contra 629 deflagradas no ano anterior. A meta no primeiro ano de Sergio Moro era de chegar em 577 medidas cumpridas.

Data limite
Apesar de o Ceará continuar enfrentando paralisação de parte de seus PMs, o Ministério da Defesa afirma esperar que a situação se normalize até o dia 28, quando acaba a vigência do decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Segundo auxiliares, não há plano para estender o prazo.

Pedras
Uma orientação da corregedoria do Tribunal Regional de Santa Catarina, do dia 14, atrapalhou dirigentes da Aliança pelo Brasil, partido que Jair Bolsonaro tenta criar. A Corte orientou os cartórios eleitorais a manterem o modelo atual de verificação das assinaturas necessárias para a criação de legendas, mesmo que elas tenham sido reconhecidas em cartórios de notas.

Pedras II
Os criadores da Aliança sugeriram aos apoiadores que reconhecessem firma para que, com o selo de autenticidade, as cortes eleitorais não precisassem verificar as assinaturas, garantindo que elas fossem aceitas rapidamente. A decisão da Corte catarinense, porém, impede a supressão de etapas. O problema tem sido detectado em outros estados.

Tamo junto
Em passagem pelo Carnaval de Salvador, o governador João Doria (São Paulo) afirmou, ontem, ter garantido ao prefeito da cidade, ACM Neto, que o PSDB apoiará seu vice, Bruno Reis (DEM), na corrida pela prefeitura da capital baiana.

Apelo final
Emissários do PT vão reforçar a ofensiva para que Marta Suplicy aceite ser vice numa chapa encabeçada pelo partido na capital paulista. Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, ficou encarregado de procurá-la.

Tudo por você
A ex-prefeita de São Paulo já disse a integrantes da sigla que só toparia ser vice de Fernando Haddad, que resiste a ser candidato. Petistas querem convencê-la a impulsionar outros nomes da legenda na disputa.

Tiroteio

“Quando o ministro da Justiça usa a PF para perseguir adversário político é um sinal claro de deterioração de uma democracia”. Do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sobre Sergio Moro ter pedido a abertura de inquérito para apurar fala de Lula contra Bolsonaro.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: