X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entrevistas Especiais

ROSSANDRO KLINJEY | “Esforço pode valer mais que dom”


Imagem ilustrativa da imagem ROSSANDRO KLINJEY | “Esforço pode valer mais que dom”
Rossandro afirma que o esforço leva a outro talento, que é a garra |  Foto: Divulgação

Cada pessoa tem os seus próprios talentos. Há quem seja bom em música, outros em cálculos e alguns em fotografia, por exemplo. São várias as habilidades e os dons que já vêm de berço.

Porém, há aqueles talentos que precisam ser lapidados e é aí que entra o esforço para conseguir os resultados esperados. Com bastante dedicação, dá para aprender a tocar um instrumento com maestria. Também dá para aprender a fazer um belo móvel ou ainda confeitar um bolo.

Para explicar a relação de esforço e talento, o palestrante, escritor e psicólogo clínico Rossandro Klinjey conversou com A Tribuna.

Ele disse que o esforço é louvável, mas que nem sempre as pessoas possuem o dom, ou até mesmo a característica física para conseguir alcançar um sonho. Com isso, é preciso saber lidar com a frustração.



Entrevista


A TRIBUNA – O esforço pode valer mais que o talento?
Rossandro Klinjey – Sim. O esforço pode valer mais que o talento e o dom. Na verdade, o esforço acaba gerando outro talento, que é a garra, a vontade de conquistar algo. Mas, quando se persiste demais para conseguir alguma coisa, pode resultar em impotência. Não porque a pessoa não seja capaz, mas porque ela realmente não tem aptidão para se tornar boa naquilo que ela sonha em ser.


E dá para driblar isso?
Sim. O ideal é que a pessoa não condicione a vida dela no sucesso que ela pretende ter. Não dá para dizer que vai namorar depois de conseguir tal coisa, e nem que vai sair com os amigos, ou que vai arrumar um emprego. Se não dá para ser um cantor famoso, que vá ser vendedor de instrumentos e formar a família, se for o caso.

O importante é colocar a realidade para caminhar junto com o sonho que se almeja alcançar. É preciso trilhar o caminho certo.

Como identificar se o caminho traçado é o certo?
Em primeiro lugar é preciso levar em consideração se a aposta no sonho não vem de uma cobrança. Muitas vezes, lá na infância, a pessoa ouviu que não seria alguém, que não conquistaria tal coisa, e acaba colocando a energia toda nisso. Ela quer reverter essa profecia, mas aposta em coisas que só dão errado. Isso acontece muito em relacionamentos.

A pessoa atrai outra que vai ferrar com ela, e dali arruma outra pior, e outra pior. Nesse momento, é bom contar com uma rede de apoio, com alguém que dê um toque nela e a oriente a tomar outro rumo.

Qual é o caminho para sair da zona de conforto e buscar novos rumos?
A pessoa, muitas vezes, fica estagnada naquilo que ela é e tem. E, em muitos casos, se torna infeliz. Tudo o que é estagnado, apodrece. Até a água parada adoece. E é isso que temos: pessoas doentes que se preocupam mais e passam mais tempo olhando a vida das outras que elas gostariam de ser.

Daí a gente se torna pagadores de boletos, vive aquela vida estagnada e não faz nada para mudar. Só se sai dessa situação se a pessoa perceber que realmente precisa dar um passo a mais. Se isso significa estudar e se dedicar a coisas totalmente diferentes do que se está habituado, pois que seja. Sempre é tempo de recomeçar.

Qual é o preço que se paga pelo recomeço?
Todos os sonhos têm um preço. Se dedicar a um novo talento ou habilidade requer abrir mão de pequenos prazeres. Muitas pessoas, em certo momento da vida, se dão conta de que poderiam ter sido menos “cigarras” e mais “formigas”, ou seja, deveriam ter aberto mão de prazeres imediatos para que lá na frente colhessem mais frutos com o trabalho.

Se você perguntar a uma criança se ela quer um chocolate agora ou 10 no final do mês, certamente ela vai querer o doce agora, sem a percepção de que comendo um agora, deixará de comer mais nove.

Com os adultos não. A gente tem essa percepção de que abrir mão do prazer imediato pode render mais prazeres futuramente. Então, eu deixo um pouco as séries de lado, as redes sociais, o bar com os amigos e vou estudar nessas horas. Assim, quem sabe no futuro, eu terei mais tempo e qualidade de vida para aproveitar tudo isso e muito mais.


Então a persistência é importante?
Sim. Eu conheço pessoas que prestaram concurso por 14 anos até conseguir passar. Os estudos sempre vão agregar conhecimento e pode ser que uma hora chegue a vez daquele que abdicou de tanta coisa para ter essa conquista.

Diferente do dom. Tem gente que sonha em ser como a Ivete Sangalo, ou como o Neymar, mas nunca vai deixar de tocar em bares ou de jogar em times de base. O sucesso é o conjunto de diversos fatores, que muitas vezes nem dependem só da gente.

Em vários casos, o que paga as nossas contas é uma profissão diferente daquilo que a gente ama fazer. Um advogado que ama música pode viver da profissão, mas também tocar com os amigos em uma festa ou num barzinho. O importante é não deixar o talento de lado.

Os talentos podem “morrer” se não forem cultivados?
Claro! Como diz a música, “não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar”, não deixe o talento morrer. Os talentos podem ser muito prazerosos e não é bom que a gente deixe isso de lado.
Os talentos se despertam muito quando temos ao nosso lado pessoas que têm o mesmo objetivo.

Se a pessoa quer estudar mais, deve andar com quem estuda. Se quer cantar, dançar, ir para a academia, deve andar com pessoas que queiram o mesmo. Não adianta o sujeito querer parar de beber e continuar saindo com a mesma turma que bebe. A mudança requer novas atitudes e novas companhias.

É possível alcançar a realização?
O ser humano nunca está satisfeito com o que tem. A verdade é que tudo tem um preço. Eu, por exemplo, passo 22 dias do mês viajando. Tenho de deixar a minha casa, a minha esposa, as pessoas que eu amo, um aniversário, enterro, datas especiais para mim.

Quem me vê, pensa que eu sou a pessoa mais realizada do mundo. Claro que tenho as minhas realizações, e amo o que eu faço, mas isso tem um preço. Todas as escolhas têm. Se alguém não está satisfeito com a profissão e quer mudar, deve saber que em outra também terá dificuldades. Isso faz parte da vida.

Como ser feliz no que se faz?
A gente precisa entender que nasceu para servir. Todo mundo, em qualquer posição que esteja, serve a alguém. O que precisa ficar bem claro é como estou servindo e de que maneira posso melhorar o meu servir.

A vida tem mais sentido quando se passa a servir alguém. A gente precisa se aproximar de pessoas que nos fazem crer numa sociedade melhor, menos doente. Isso é buscar novos caminhos e o amadurecimento.

O que você aprendeu com sua convivência com o outro?
Aprendi nas minhas viagens que o que me faz feliz está em casa. Eu sempre conto as horas para voltar e, quando estou no avião para casa, é como se eu estivesse na Disney. Mas não penso em parar, pois não posso ser irresponsável com o meu dom. Esse é o meu servir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: