X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Televisão

“TV aberta vai continuar forte por muito tempo”, diz executivo do SBT


Completando quatro décadas de existência, a rede de televisão SBT não somente se prepara para o futuro, como também realiza inovações e cria plataformas digitais para complementar a TV aberta.

As declarações foram dadas por José Roberto Maciel, CEO (é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que, em Português, significa diretor-executivo) da emissora, durante uma palestra do projeto Webinários Tribuna na última semana.

Como o nome do webinário sugere e Maciel defende, “o SBT está se movendo”. Mesmo com o avanço tecnológico e com a disposição de informações a todo tempo por meio da internet, Maciel garante que a televisão aberta vai continuar sendo um território essencial para o jornalismo e para a informação.

Maciel citou o caso da tomada de poder pelo Talibã no Afeganistão como exemplo disso: “A questão do Afeganistão já havia impactado as pessoas ao longo do dia. Qual papel nós passamos a ter nos telejornais no fim do dia? É explicar o fato, explicar o motivo”, disse o CEO.

“As pessoas não entendem o contexto que aquilo está acontecendo. Aí é que vem o papel relevante da televisão, de procurar dar esse entendimento para as pessoas”, completou.

Ele lembrou que o público assiste à TV aberta em média 7h30 por dia, e que o diferencial para continuar em ascensão é se adaptar às novas tecnologias e, assim, enxergar novas possibilidades.

“A televisão aberta segue forte. O que temos de fazer é acelerar esse processo de tecnologia para que capture essas oportunidades em outros canais de comunicação e isso crie novas fontes de receita para a TV aberta continuar investindo naquilo que é fundamental, que é a produção de conteúdo.”

Para o CEO, o mundo da televisão aberta combinado com as novas tecnologias vai dar à emissora um leque de oportunidades com mais criação de conteúdo e estratégias de marketing.

Quanto aos influenciadores da nova era digital, ele é incisivo:

“Hoje qualquer um diz que é produtor de conteúdo, mas ter relevância, saber fazer curadoria e ser acessado é outra história.”

Imagem ilustrativa da imagem “TV aberta vai continuar forte por muito tempo”, diz executivo do SBT
O CEO do SBT, José Roberto Maciel |  Foto: Divulgação

Na ocasião, Maciel ainda reconheceu a influência de Silvio Santos para o sucesso da emissora e a consolidação da audiência.

“Ele consegue interagir como ninguém”.

Criação de conteúdo para as plataformas digitais

Com mais de 22 anos de trabalho na casa e 10 anos como CEO da rede de televisão SBT, José Roberto Maciel comenta que a pandemia trouxe muitos desafios, mas acelerou uma série de iniciativas tecnológicas – que tiveram de ser desenvolvidas para que o trabalho remoto fosse possível.

“As redes sociais e a tecnologia trouxeram um dinamismo muito grande, as pessoas são impactadas muito rápido”, apontou o CEO.

“Isso está fazendo com que a gente, como veículo, também tenha que se adaptar a essa realidade e se mover nessa direção buscando ser presente na vida dessas pessoas e atingi-las por 'N' dispositivos ao longo do dia”, declara.

No ano em que completa 40 anos de história, o SBT garante uma forte presença em todas as plataformas digitas, como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitch, Twitter e YouTube. Tudo isso sempre alicerçado nos pilares que regem a marca: informação, diversão e família.

Nas plataformas digitais já é possível encontrar conteúdos diários para jovens, gamers (nome dado atualmente para os jogadores de videogame) e também para curtir com toda a família.

Para a geração Z (definição para as pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano de 2010), a novidade é a TV ZYN, que traz uma variedade de jogos online, webséries, entrevistas e bastidores com os influenciadores do momento.

A plataforma é comandada por um time cheio de influência nas redes sociais, como Sophia Valverde e Igor Jansen.

Além disso, a outra novidade é o SBT Games – uma plataforma que leva informação e entretenimento especializado de videogames e esportes eletrônicos para o público jovem e jogadores veteranos.

De acordo com Maciel, todo os conteúdos são feitos de gamers para gamers.

Saiba mais

Como será o futuro do SBT?

  • O diferencial para que a TV aberta mantenha-se forte é acompanhar as novidades no mundo digital.
  • A televisão aberta aliada às novas tecnologias permite novas oportunidades com mais criação de conteúdo e novas estratégias de marketing.
  • Como o telejornalismo
  • Pode ser impactado?
  • A televisão aberta vai continuar sendo um território muito importante para o jornalismo e para a informação, garante o CEO.
  • O papel relevante do telejornalismo nos tempos atuais é explicar para as pessoas o porquê dos fatos, diferentemente das redes sociais que, muitas vezes, apenas os apresentam.

Futebol na TV

  • A emissora deve investir na programação esportiva, com a aquisição dos direitos de transmissão dos principais torneios nacionais e internacionais, como Libertadores, Copa América e Champions League.

Novidades para o mundo digital

  • O SBT já garante presença nas principais plataformas digitais (Facebook, Instagram, Twitch, Twitter, Tik Tok e YouTube).
  • A TV ZYN traz uma variedade de conteúdos exclusivos para os jovens. Os interessados poderão ter acesso a jogos online, webséries, entrevistas e bastidores com os influenciadores atuais.
  • O SBT Games leva informação e entretenimento para os amantes de videogames e esportes eletrônicos. Todos os conteúdos são feitos de gamers para gamers.

Fonte: José Roberto Maciel; Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: