X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Televisão

Diogo Mainardi deixa o Manhattan Connection após xingar Kakay


Imagem ilustrativa da imagem Diogo Mainardi deixa o Manhattan Connection após xingar Kakay
Diogo Mainardi, no "Manhattan Connection" |  Foto: Reprodução / TV Cultura

O jornalista e escritor Diogo Mainardi, 58, anunciou nesta terça-feira (4) que pediu demissão do programa Manhattan Connection, da TV Cultura. Ele confirmou sua saída ao publicar texto no site O Antagonista.

"Desde a quarta-feira da semana passada, quando xinguei o lulista Kakay, a TV Cultura estava pressionando os produtores do Manhattan Connection, a fim de que tomassem alguma medida contra mim", diz Mainardi.

"Para preservar o programa, resolvi pedir demissão, que foi aceita de bom grado pela diretoria da emissora. Fiz grandes amigos nesses 17 anos. Obrigado, Lucas, Caio, Pedro e Angélica. E vai tomar no cu, Kakay."
Procurada, a TV Cultura disse que o "pedido de demissão de Diogo Mainardi do programa Manhattan Connection é um assunto interno da produtora". "A TV Cultura lamenta o ocorrido e deseja sucesso ao profissional.​"

A saída do jornalista acontece seis dias depois de Diogo Mainardi agredir verbalmente o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay. ​

No dia seguinte à exibição do programa em que Mainardi xinga Kakay, a Cultura afirmou que havia acionado a produtora do Manhattan Connection para que medidas fossem tomadas. "A TV Cultura não concorda com o ocorrido e já tomou providências junto à empresa produtora do Manhattan Connection", dizia, em nota.

No dia 28 de abril, o Manhattan Connection trouxe a participação de dois convidados. Na primeira parte, o apresentador e humorista Fábio Porchat, 37, abordou a liberdade de expressão. Na sequência foi a vez do advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, que debateu sobre as últimas decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).

No final da edição, Mainardi xingou o advogado com palavras de baixo calão. "Como diria Olavo de Carvalho, vai ...", disse o jornalista, que teve a fala cortada por um sinal. Na leitura labial, porém, é possível identificar a frase "vai tomar no cu".

A declaração aconteceu após Lucas Mendes, âncora do programa, agradecer a presença de Kakay no programa. Pedro Andrade e Caio Blinder compunham a bancada da atração.

Em sua coluna no site O Antagonista, Diogo Mainardi afirmou que o xingamento se referia a algo que havia sido dito na primeira parte do programa. "O 'convidado' era Kakay, que durante o programa vaticinou a prisão de Sergio Moro. O xingamento era uma referência singela a algo que foi dito na primeira parte do programa, por Fábio Porchat."

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Lucas Mendes, 76, defendeu Diogo Mainardi. De acordo com o apresentador, a fala de Mainardi foi tirada de contexto por um corte feito em outro momento do programa. Na primeira parte, Fábio Porchat, 37, que também era convidado da atração, abordou a liberdade de expressão. Foi o humorista quem primeiro falou sobre Olavo de Carvalho e o relacionou ao xingamento dito mais tarde por Mainardi. "Neste caso, foi cortada uma parte que estava ligada à segunda que ficou. E gerou a fedentina", explicou Mendes

Mendes disse que só soube do corte da primeira parte ao ver a repercussão após a exibição do Manhattan Connection. Antes, disse o jornalista, havia recebido uma ligação da TV Cultura e da produtora do programa perguntando se poderiam cortar a fala de Mainardi.

"A Cultura cortou e o [xingamento] de Diogo ficou gratuito", comenta. "Esse problema de corte pode ter consequências que você não imagina. Se cortou o c... do Porchat corta o c... do Diogo (risos). O bode seria menor."

Após a publicação da entrevista, Lucas Mendes entrou em contato com a Folha de S.Paulo novamente e disse que errou ao culpar a TV Cultura pelo corte que teria tirado de contexto a fala de Mainardi. Segundo afirmou, o momento a que ele se referia permaneceu no programa. Mendes reafirma que ele próprio foi quem pediu que o xingamento de Mainardi não fosse cortado.

"Por isto eu não peço desculpas", afirmou. "Assumo a culpa, mas as informações que dei sobre o corte do Leão Serva [diretor de jornalismo da TV Cultura] merecem todas as desculpas possíveis."
Em nota, Kakay se manifestou sobre o tratamento recebido no Manhattan Connection. "Nunca o grande

Manoel de Barros foi tão lembrado por mim como no debate de ontem: 'Só uso as palavras para compor meus silêncios'. Não serei eu, em nenhuma circunstância, que irei censurar a fala de um 'humorista, como o Mainardi, que abusou do direito de ser indelicado e agressivo no programa. Ele merece meu mais profundo desprezo."

"No final, ele se mirou em um de seus ídolos, o tal Olavo de Carvalho, e me agrediu verbalmente. Durante todo o programa, ficava reclamando, mas sem conseguir se manifestar de maneira clara e com um raciocínio lógico", prossegue.

"Talvez ele precise de tratamento para superar a queda e a desmoralização dos seus ídolos, como insinuou [Fernando] Haddad quando foi ao programa, ou talvez seja mesmo só essa figura patética e decadente", diz.

"O Brasil é um país triste hoje em dia por ter um presidente do nível de [Jair] Bolsonaro. O tal Diogo finge que é um crítico de Bolsonaro, mas são pessoas do mesmo naipe. Ele, Olavo, [Sergio] Moro e Bolsonaro se merecem. Eu fico com o grande Mário Quintana: 'Eles passarão, eu passarinho'."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: