União Jovem de Itacibá leva literatura brasileira ao Sambão
Pioneira de Cariacica e integrante da Série Ouro, escola aposta no enredo “Viajando na Literatura do Brasil” para exaltar a cultura capixaba
Siga o Tribuna Online no Google
Pioneira das escolas de samba de Cariacica, a "União Jovem de Itacibá" compõe o grupo das escolas de samba da Série Ouro, reunindo história, tradição e personalidade. Fundada há 50 anos como bloquinho de rua, ela mostra aos capixabas qual o seu verdadeiro legado.
Trazendo consigo as cores verde e branco, é possível sentir a energia da história que carrega, mesmo diante dos altos e baixos. Em 1981, a União Jovem de Itacibá chegou muito perto de conquistar o título do carnaval capixaba, perdendo a vitóriasomente no quesito Cronometragem.
Após o acontecimento, a escola reuniu forças e só deixou de atuar por conta da paralisação de cinco anos dos desfiles das escolas de samba de Vitória.
Em 2026, a escola se prepara para o Carnaval com o enredo "Viajando na Literatura do Brasil", começando com a carta de Pero Vaz de Caminha, marco do primeiro registro literário em terras brasileiras. No decorrer do desfile, a escola explora movimentos da literatura brasileira, como o Romantismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo.
A agremiação aposta nas obras, personagens e narrativas que atravessam gerações. O grande desfile é feito com dois carros alegóricos dois tripés e mais de 800 componentes, e conta histórias regionais, trazendo a valorização da cultura e do povo capixaba.
A apresentação acontecerá neste sábado (14), e marca mais um capítulo da história da escola, propondo, em 2026, uma viagem pela arte, literatura e personagens essenciais para o crescimento da nossa cultura.
Em várias partes do enredo, é possível compreender a mensagem que a agremiação quer passar. O samba está no sangue de quem faz parte da União Jovem de Itacibá, e quem nasceu com a paixão do carnaval, nunca a perderá.
Samba-enredo – União Jovem de Itacibá 2026
No encanto de um livro, meu céu de palavras
E em cada linha um horizonte a brilhar
É verde e branco a minha história na avenida
Literatura hoje canta Itacibá
Pra contar
Do mundo novo e de tudo o que se viu
Fez-se em pedaço de papel
O nascimento literário do Brasil
Dando registro aos momentos
Movimentos que marcaram a memória
Um universo de beleza e fantasia
Aventura e magia
De derrotas e vitórias
A cada verso se descobre um pouco mais
Um fascinante paraíso de memórias
Nas páginas da vida, vamos viajar
De conto em conto, vem brincar de ser criança
Pra essa noite a União faz o convite
Balança, que o samba é uma herança
Lá do Cortiço Iracema na Hora da estrela
Mandou perguntar
Traiu ou não traiu? Gabriela foi testemunhar
Todas as vidas tão secas, o Sertão de Veredas,
João Grilo falou
Emília e Macunaíma fugiram da seca e
Isaura ajudou
Meu povo hoje canta a alegria
E a literatura que a vida ensinou
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários