“Sextou” com espetáculo das escolas de samba
Desfile do Grupo Especial começa às 22 horas, com a Pega no Samba. Agremiações vão destacar a ancestralidade
Histórias de princesa, guardiões e símbolos de liberdade vão ser contadas durante a passagem das escolas de samba pelo Sambão do Povo no primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Vitória.
Às 22 horas, a Pega no Samba entra na avenida com o enredo “Okê Caboclo Sete Flechas – Guardião Ancestral da Natureza”. O público será convocado a vivenciar a energia da mata, da ancestralidade e dos caminhos de cura trazidos pela figura reverenciada.
A espiritualidade também vai estar presente no desfile da Novo Império, escola seguinte. A agremiação chega com “Aruanayê: Guardiãs dos Mistérios Ancestrais”, que destaca a força do sagrado feminino e das mulheres.
Já a Unidos de Jucutuquara promete mostrar de forma didática a história de Maria Padilha no enredo “Arreda homem que aí vem mulher”. A escola vai exaltar esse símbolo de liberdade e resistência.
A princesa, naturalista e exploradora alemã Teresa da Baviera, que percorreu o Brasil no século 19 documentando espécies, paisagens e aspectos culturais, terá sua história levada à avenida pela Mocidade Unida da Glória.
A partir de sua jornada, o carnavalesco Peterson Alves montou um espetáculo que atravessa temas contemporâneos como preservação da Mata Atlântica, povos originários e resistência ambiental. Layla Bastos é a rainha de bateria.
A Imperatriz do Forte, que tem Rayane Rosa à frente dos ritmistas, encerra o primeiro dia de desfile do Grupo Especial com enredo inspirado no xirê (roda sagrada de celebração dos orixás). A ideia é festejar a ancestralidade, a espiritualidade e a força das culturas afro-brasileiras.
“Diversas temáticas serão levadas nos dois dias. O Carnaval é uma expressão cultural, artística e de manifestação quando possível. Quando são trazidas questões ligadas à ancestralidade e à origem africana, é uma forma de dizer 'estamos aqui', demarcar território”, explica João Filipe, diretor de Carnaval da Liesge.
Antes das agremiações, acontece a Cerimônia Oficial de Abertura. Neste momento, ocorre a entrega simbólica da Chave da Cidade pelas autoridades à Família Real da folia capixaba.
Fique por dentro
Carnaval de Vitória
- Quando: Desfiles do Grupo Especial sexta-feira (6) e sábado (7), às 19h30.
- Ingressos: Para as arquibancadas, valores a partir de R$ 100 por dia, enquanto o passaporte para os dois dias de desfile pode ser adquirido a partir de R$ 150. O público também conta com opções diferenciadas, como lounges, mesas e camarote superior, ampliando as possibilidades de acesso e conforto para acompanhar a festa.
- Venda: No site Brasil Ticket (brasilticket.com.br).
Novidade
Uma das principais novidades desta edição é a expansão do Grupo Especial, que passa de sete para 10 escolas de samba. Com isso, os desfiles foram reorganizados em dois dias, com cinco agremiações se apresentando por noite.
Programação de sexta-feira (6)
19h30: Abertura de Pista com desfile do Bloco Que Loucura!, marcando o início da programação.
20h15: Ações Institucionais. Ativações das secretarias de Governo do Espírito Santo e município de Vitória.
20h55: Show artístico de abertura da direção artística da Liesge, com deslocamento do início da pista até o meio da avenida, para encontro com as autoridades e a chave da cidade.
21h15: Cerimônia oficial de abertura. Entrega simbólica da Chave da Cidade pelas autoridades à Família Real do Carnaval Capixaba.
22h00: Início dos desfiles oficiais. Primeira escola do Grupo Especial recebe sinal verde para o desfile.
Ordem dos desfiles de sexta-feira (6)
Pega no Samba com o enredo “Okê Caboclo Sete Flechas – Guardião Ancestral da Natureza”.
Novo Império com “Aruanayê: Guardiãs dos Mistérios Ancestrais”.
Unidos de Jucutuquara com “Arreda Homem que Aí Vem Mulher”.
Mocidade Unida da Glória com “O Diário Verde de Teresa”.
Imperatriz do Forte com “Xirê – Festejos às Raízes”.
Regras
Arquibancadas e mesas
Não será permitida a entrada com qualquer tipo de bebida em lata, mas é permitido levar copo térmico.
Cada folião pode entrar com até duas garrafas transparentes de 500 ml, contendo água ou suco, não pode refrigerante.
Dois sanduíches naturais ou salgados por pessoa também são permitidos.
É proibida a entrada de bebida alcoólica de qualquer tipo. Também não será permitida a entrada com garrafas de vidro, caixas térmicas ou caixas de isopor, apenas bolsa térmica.
Camarotes
Nos camarotes empresariais e lounges, as normas são mais restritivas. É proibida a entrada de bebidas de qualquer tipo, e a venda será realizada exclusivamente no Sambão do Povo.
Nos camarotes, a entrada com alimentação é permitida apenas até às 17 horas. Após esse horário, não será mais permitida.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários