Rosas de Ouro leva a história de São Mateus ao Sambão do Povo. Veja fotos.
Dos heróis dos quilombos ao Carnaval de Guriri, Rosas de Ouro contou toda a história neste sábado
A Rosas de Ouro foi responsável por iniciar o segundo dia do carnaval de Vitória 2026. Com seu azul e dourado, ela levou o norte capixaba para o Sambão do Povo, com o Enredo “Cricaré das Origens, o Brasil que Nasce em São Mateus”. Seu desfile neste sábado (07), foi marcado por memória, resistência e identidade cultural.
A agremiação entrou na avenida por volta de 22h. Logo no início, teve um problema com o carro abre alas, uma barra de ferro que ligava duas partes do carro saiu do lugar. Apesar disso a escola conseguiu terminar o desfile dentro do tempo.
No total, Rosas de Ouro levou três carros alegóricos e dois tripés. O destaque ficou por conta do último e sua beleza retratando o rio Cricaré.
O enredo da agremiação serrana transformou o rio cricaré em um personagem que testemunhou toda a história de luta e resistência que moldaram a identidade mateense. A história se desenrolou através das alas mostrando desde povos indígenas até quilombos, imigrantes, entre outros momentos marcantes. Até o famoso Carnaval de Guriri teve direito a uma ala só sua.
Um dos destaques foi a Interprete Letícia Jesus, a única mulher liderando nessa função no carnaval capixaba. O desfile é assinado pelo carnavalesco Edson Goulart.
A escola
Fundada em 15 de janeiro de 1995, nos últimos anos, a Rosas de Ouro tem mostrado um carnaval que evolui a cada ano. Em 2024 conquistou o título do grupo B com um enredo focado na preservação ambiental e no papel dos povos indígenas na proteção da floresta. No ano seguinte, foi a 3ª colocada no grupo A, com uma homenagem a Carapina.
Veja mais fotos
Comentários