Imperatriz do Forte encerra desfiles do Grupo Especial com enredo sobre Xirê
Escola foi a última a desfilar na noite de sexta-feira (07) e trouxe como tema "Xirê: Festejo às Raízes"
Para fechar a noite de sexta-feira (06) dos desfiles do Grupo Especial com chave de ouro, a Imperatriz do Forte levou para a avenida do Sambão do Povo um espetáculo marcado por beleza e celebração das raízes afro-brasileiras com o enredo "Xirê: Festejo às Raízes".
Com um hino de união, fé, firmeza e pertencimento o samba-enredo tomou conta da avenida, soando o refrão "Xirê, é noite de Xirê", seguido de um desfile carregado de símbolos de valorização da ancestralidade africana e afrobrasileira.
A escola optou por não dar destaque a imagens de dor e violência ligadas a ancestralidade, mas sim exaltar xirê e a roda como forma de expressar o sagrado em movimento, abrindo espaços de memória, saber e resistência, reafirmando a cultura negra como força viva na identidade brasileira.
As cores verde e rosa, inspiradas na Estação Primeira de Mangueira, tomaram conta da avenida e marcaram a identidade visual da Imperatriz do Forte, consolidando a ligação simbólica da escola com a história do samba e com o Carnaval de Vitória.
Confira
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários