Espetáculo de luzes e criatividade no 2º dia de desfiles do Carnaval de Vitória
Segundo dia do Grupo Especial teve ainda expectativa, causada por falha no sistema de som, que interrompeu desfile de escola
Muita criatividade e um espetáculo de luzes marcaram o segundo dia do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória no Sambão do Povo.
Entre a noite de sábado (7) e a madrugada de domingo (8), cinco escolas passaram pela avenida: Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, a atual campeã, Independente de Boa Vista, Chegou o que Faltava e Andaraí.
Primeira a desfilar, a Rosas de Ouro levou São Mateus para o Sambão. Apesar de um problema com seu abre-alas – uma barra de ferro que ligava duas partes do carro saiu do lugar – a escola conseguiu terminar dentro do tempo.
Com o enredo “Cricaré das origens - O Brasil que nasce em São Mateus” a escola representou em suas alas povos originários, fé, presença africana, imigrantes, Carnaval de Guriri, petróleo, entre outros elementos local.
Destaque para a interprete Letícia Jesus, a única mulher a ocupar essa posição no Carnaval de Vitória. O último carro alegórico, representando o rio, chamou a atenção por sua beleza.
Um momento de expectativa ocorreu quando uma falha no sistema de som paralisou por cerca de 40 minutos o desfile da Unidos da Piedade. A “Mais querida” já ultrapassava 15 minutos de desfile quando o problema ocorreu. Segundo a organização, uma falha de energia elétrica no bairro afetou a sonorização. O cronômetro já em 24 minutos parou e voltou para 15 minutos. A escola não desanimou e fez um lindo desfile.
Outras cinco escolas do Grupo Especial desfilaram entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado: Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Imperatriz do Forte. Na quarta-feira, será a apuração das notas, a partir das 16h, no Sambão do Povo.
O Grupo de Acesso que tinha os Grupos A e B foi transformado na Série Ouro, com nove escolas. Os desfiles serão entre os dias 13 e 14, no período do Carnaval oficial.
Destaques
Piedade emociona
Reforçando a importância do samba como manifestação cultural e social, a Unidos da Piedade, escola mais antiga do Carnaval capixaba desfilou com o enredo “O Canto Livre de Papo Furado”, uma homenagem a Edson Papo Furado, figura emblemática ligada à identidade da escola.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira foi um dos pontos altos da apresentação.
Nem mesmo a paralisação temporária do desfile, por problemas na energia elétrica do bairro, desanimou os foliões.
Boa Vista faz homenagem ao congo
Em busca do bicampeonato, a Independente de Boa Vista levou para a avenida o enredo “João do Congo – A Voz Que Dança nas Folhas da Resistência”, em homenagem a cultura afro-capixaba e a João Bananeira, símbolo do Congo de Roda d'Água, em Cariacica.
O destaque foi a comissão de frente que trouxe Nossa Senhora da Penha erguida aos céus por um elevador, mas apresentou falha em frente aos jurados.
No abre-alas, o som de uma águia - símbolo da agremiação - ecoava junto ao canto da plateia.
Com uma fantasia representando as cores do congo e João Bananeira, Wanusa Cornachini, rainha da bateria, também brilhou na avenida.
Chegou o que Faltava filosófica
Com as cores azul, rosa e branco, a Chegou o que Faltava apresentou o enredo “Orí - Sua Cabeça é Seu Guia”, inspirado na cultura iorubá.
O desfile mostrou a cabeça humana não apenas como um elemento anatômico, mas como um centro de sentidos, inteligência, memória e imaginação, capaz de conectar passado, presente e futuro por meio da ancestralidade.
A escola uniu estética, filosofia e ancestralidade, com muitas cores e brilhos.
Andaraí fecha desfiles com o dia claro
A Andaraí foi última escola a desfilar no Sambão. Já com o dia de ontem amanhecendo, a agremiação entrou na avenida para contar a própria história, com o enredo “01/12/1946”.
O enredo destacou o território do Mulembá, hoje bairro Santa Martha, exaltando o futebol de várzea, a batucada, a fé popular e o batismo verde e rosa como pilares de sua identidade. O samba buscou fazer uma retrospectiva até os dias atuais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários