Blocos, desfiles e trios elétricos: a programação do Carnaval na Grande Vitória
Blocos, desfiles, trio elétrico, marchinhas e muito samba fazem parte da programação preparada para as ruas da Grande Vitória
Ô Abre alas que o Carnaval está chegando! De norte a sul do Espírito Santo vai ter bloco, desfile, marchinha, trio elétrico, muito samba e atrações para todos os gostos e idades. Neste ano, ele acontece entre os dias 13 e 18 de fevereiro.
Mas, em Vitória, a folia começa uma semana antes, com o desfile das escolas de samba do grupo especial. A novidade é que serão dois dias: cinco escolas na sexta, dia 6, e outras cinco no sábado, dia 7. O evento continua no Carnaval oficial, com a série ouro entrando na avenida na sexta-feira (13) e sábado (14), integrando as atividades do Circuito da Folia 2026.
O Circuito vai ter 10 blocos na avenida Beira-Mar. Em seguida, o trio elétrico leva os foliões para o Sambão do Povo. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, conta que serão 10 artistas. Uma já anunciada é a cantora Andrea Nery. “Estamos na fase final, assinando com os artistas”. Um dos blocos se preparando para sair é o Maluco Beleza, que tem como uma das fundadoras Camila Benezath.
Na Serra, em Manguinhos, está confirmado o sambista Chico Alves, autor de diversos sambas-enredo para escolas de samba e composições gravadas por artistas como Fagner. Já para a criançada, o bloco Maratimbinha sai no domingo.
“Vamos resgatar a tradicionalidade do Carnaval, dando predominância para as marchinhas. Teremos os dois maiores blocos da cidade, que é o Banho de Mar à Fantasia e o das Piranhas, além de palco onde mesclaremos grandes nomes e bandas locais, como a tradicional batucada de Manguinhos”, explica Guilherme Lima, um dos organizadores do Banho de Mar à Fantasia e presidente da Associação de Moradores.
Casaca, Sambasoul e Batucada Surpresa estão garantidos no Carna Barra 2026, em Vila Velha, segundo Carlos Magnus, presidente do bloco Surpresa. Por lá, o Carnaval vai ter palco e trio elétrico com o Siri de Tamanco. As festividades começam com banda de chorinho e o bloco da terceira idade, na sexta-feira.
Suzana Carneiro, 50, advogada, conta que está animada e quer aproveitar tudo que o Carnaval tem para oferecer. Seu primeiro plano é desfilar na MUG, sua escola do coração. “Uma experiência incrível, única. Já desfilei três vezes”. Assistir ao desfile no camarote é a segunda opção. Depois, a ideia é foliar na rua.
“Gosto muito de curtir o Carnaval da Grande Vitória. Às vezes na Barra do Jucu, porque tem muito bloco. Outras vezes, a gente se infiltra nos de Itapuã ou na Prainha, gosto muito do Balança Penha”.
Veja a programação
Vitória
Começa na semana anterior ao Carnaval, com o desfile das escolas de samba. No Carnaval oficial, o Circuito da Folia 2026 trará ao público shows de 10 artistas, desfiles de escolas de samba e 10 blocos.
A capital tem blocos que desfilam há anos com propostas variando do tradicional ao alternativo. Um deles é o Maluco Beleza. Camila Benezath, uma das fundadoras, conta que o bloco desfila desde 2020, unindo a irreverência de Raul Seixas com o carnaval de rua.
“O perfil do público é de família. Tem gente de todas as idades, das crianças aos idosos. Nós sempre nos emocionamos quando cantamos”, conta, completando que toca surdo. “Nosso bloco tem menos multidão. Pode esperar um som bem afinado, muito gosto e cheio de Raul”.
Vila Velha
A lista dos blocos autorizados deve ser divulgada entre final de janeiro e início de fevereiro. Na Barra do Jucu, haverá shows na praça Pedro Valadares, com participação da agremiação Independente de Terra Vermelha, a primeira escola de samba da Região 5. Trio elétrico, puxado pelo Siri de Tamanco, sai no sábado.
Já o tradicional teatro carnavalesco acontece no domingo e na terça de Carnaval.
Cariacica
Quatorze blocos foram autorizados a desfilar neste ano. Além disso, o município tem duas escolas se preparando para o Sambão do Povo. Um dos blocos é o Em Cima da Hora, que promete levar para o bairro alegria e pertencimento aos moradores.
Serra
Costuma espalhar seus carnavais, com blocos de rua, trio elétrico e shows em diversos bairros, como Jacaraípe, Carapebus e Nova Almeida. Enquanto a programação deste ano ainda não foi divulgada, Manguinhos já tem algumas novidades para anunciar. Por lá, a ideia é focar nas marchinhas e nos bloquinhos de Carnaval. O show no palco, por enquanto, vai ficar por conta do Chico Alves.
Guarapari
Queridinha dos turistas durante o verão, a cidade vai ter de tudo no Carnaval, desde desfile de escola de samba até blocos de rua. A proposta deste ano é que a folia seja realizada no mesmo molde do Carnapari 2025, fazendo um carnaval familiar com muitas marchinhas e blocos. Destaque para o Papinha, focado no público infantil, e para o Papadefus, considerado um dos maiores do Espírito Santo.
Está sendo avaliada a possibilidade de palco em Meaípe, Praia do Morro, entre outros locais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários