X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

'Treta' com Drake inspirou Kendrick Lamar a fazer música que ganhou cinco prêmios no Grammy


Ouvir

Escute essa reportagem

O rapper Kendrick Lamar venceu 5 prêmios do Grammy 2025 - Música do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance de Rap, Melhor Canção de Rap e Melhor Videoclipe - na madrugada desta segunda-feira, 3, com sua canção Not Like Us. A música, que se tornou um dos maiores hits da carreira do artista, é fruto de uma polêmica e pública briga com o rapper canadense Drake. Entre abril e maio de 2024, os dois artistas passaram a se atacar publicamente em inúmeras canções.

Ao todo, foram nove músicas produzidas e lançadas durante o conflito - Like That, Push Ups, Taylor Made Freestyle, Euphoria, 6:16 in LA, Family Matters, Meet the Grahams, Not Like Us e The Heart Part 6. Além de ataques pessoais, ambos os rappers fizeram acusações pesadas um contra o outro. Kendrick acusou Drake de ser um pedófilo, um predador sexual e um apropriador cultural. Já Drake afirmou que o norte-americano não era pai biológico dos próprios filhos e que já havia agredido a própria esposa.

A briga, no entanto, significou algo maior para a indústria. Segundo Lamar, Drake representava tudo o que ele odiava no mundo da música - um rap sem raízes e sem originalidade, que se vendia e não seguia um código de conduta adequado. O norte-americano, então, acreditava estar revelando quem o rapper canadense realmente era - uma fraude. Já Drake acusou Kendrick de ser um "falso profeta" e um "falso militante", alguém que falava sobre problemas sociais, mas que mentia e era supervalorizado pela mídia. Eram os dois principais nomes do rap brigando pelo posto de artista número um do gênero.

Ao longo da última década, Kendrick e Drake se estabeleceram como os principais rappers da indústria musical. Enquanto o canadense era conhecido por hits dançantes e recordes de audiência, o norte-americano se tornou famoso por seu trabalho poético e profundo, sendo extremamente valorizado por críticos especializados e premiações de música. Os dois artistas eram vistos como opostos no mundo do rap - Drake era o lado comercial e divertido, Kendrick era o lado artístico e conceitual.

Apesar do sucesso de ambos, os dois artistas nunca se deram bem. Eles até chegaram a colaborar no início da carreira, mas uma rivalidade silenciosa rapidamente se formou. Entre os anos de 2013 e 2023, os rappers trocaram diversas indiretas em suas canções. O assunto, no entanto, só se tornou público no dia 22 de março de 2024. Na data, Like That foi lançada.

A música, composta por Metro Boomin e Future, teve participação de Kendrick. Em seus versos, Lamar respondeu a uma afirmação que Drake fez em na música First Person Shooter, lançada em 2023. Nela, o rapper canadense afirmava que ele, Kendrick Lamar e J. Cole eram os "três grandes rappers" de sua geração. O norte-americano refutou a ideia e afirmou que somente ele era digno do título de "melhor rapper".

Na cultura do hip hop, é comum que rappers troquem provocações e constantemente busquem se afirmar como os maiores artistas de sua geração. Canções de ataque a outros rappers, então, se tornaram tão comuns que ganharam até mesmo um gênero próprio - tratam-se das diss tracks. Assim, os rappers devem competir entre si para ver quem consegue superar o outro e fazer os melhores e mais provocativos insultos. Muitas vezes, no entanto, as músicas e os ataques se tornam extremamente pessoais.

A provocação de Kendrick Lamar viralizou nas redes sociais e Drake decidiu respondê-lo na mesma medida. No dia 19 de abril de 2024, o rapper canadense postou duas canções atacando Kendrick Lamar - Push Ups e Taylor Made Freestyle. Nas faixas, Drake zomba da baixa estatura do rival e de suas colaborações com artistas pops como Taylor Swift e Maroon 5. Em uma das músicas, o canadense usou inteligência artificial para recriar as vozes de artistas como Tupac Shakur e Snoop Dogg. Ambos os rappers imitados na canção são ídolos de Kendrick e fazem parte da Costa Oeste norte-americana, local onde Lamar nasceu e constantemente cita em sua obra.

O norte-americano respondeu com Euphoria, no dia 30 de abril, e com 6:16 in LA, no dia 3 de maio. Nas composições, Lamar diz que Drake é inseguro sobre sua identidade racial e faz colaborações com outros artistas negros para se sentir validado enquanto homem negro. Ele também afirma que alguns funcionários da OVO, gravadora fundada por Drake, não gostam do canadense e estão prontos para traí-lo. Nas redes sociais, fãs de rap estavam enlouquecendo com a briga e discutiam quem iria vencer a peleja. No entanto, as coisas escalaram para um novo nível.

No dia 3 de maio, o canadense publicou Family Matters. Entre muitas acusações, a música afirma que Kendrick agrediu a própria noiva e mãe dos seus dois filhos, Whitney Alford. Em menos de 20 minutos, Lamar postou a resposta. Devido ao curto tempo entre as duas canções, ficou claro que o rapper norte-americano já estava com a gravação pronta para ser lançada. Em Meet the Grahams, Kendrick acusa Drake de estar escondendo uma filha, afirma que o canadense sente atração sexual por menores de idade e diz que ele é um dos responsáveis por administrar uma rede de tráfico sexual em Toronto.

Um dia depois, Kendrick Lamar lançou a canção que se tornaria o maior hit da disputa. Em Not Like Us, o rapper norte-americano repete as acusações feitas em Meet the Grahams, mas embala as ofensas em um ritmo dançante que remete a cultura de Los Angeles. Na diss, Lamar também afirma que Drake se aproveita de artistas menores e rouba seus conteúdos, descartando-os no processo. Para o norte-americano, o canadense não passa de um "colonizador" moderno.

Um dia depois, Drake lançou a última faixa do confronto - The Heart Part 6. A essa altura, no entanto, a disputa já havia sido vencida por Lamar. Fãs e críticos concordavam que o rapper norte-americano havia superado o canadense, produzindo canções mais dançantes, mais agressivas e que destrinchavam o caráter de Drake de forma certeira e devastadora. Na última canção, o rapper canadense acena a bandeira branca e agradece Lamar pela disputa.

Not Like Us, no entanto, continuou sendo escutada ao redor do mundo. Um clipe da música foi lançado no dia 4 de Julho de 2024 e conta com mais de 216 milhões de visualizações. Em seus shows, Kendrick incorporou a composição em seu set list e cantou exaustivamente em suas apresentações. Em janeiro de 2025, a canção alcançou a marca de 1 bilhão de reproduções no Spotify.

Após a vitória no Grammy, a próxima parada de Not Like Us é no Super Bowl. Kendrick Lamar foi escolhido como o artista que se apresentará no show do intervalo da final da liga norte-americana de futebol americano de 2025 e o público espera que ele cante a composição que lhe rendeu cinco estatuetas na principal premiação da indústria musical. A temática da composição, que envolve acusações de pedofilia e tráfico sexual, talvez impeça o rapper norte-americano de cantar a música na íntegra. É pouco provável, no entanto, que não haja ao menos uma menção da música durante a apresentação. Não após a noite histórica no Grammy.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: