Som de Fogueira mostra nova batida e pegada retrô nesta terça (14)
Escute essa reportagem

Em dezembro de 2014, Diogo Cypriano e Elias Santos (Lion Jump) pensaram em juntar uma galera para fazer um som na Rua da Lama, em Jardim da Penha. Nada programado, era só chegar. Foram cinco anos tendo “a rua como termômetro” para o trabalho, como diz Diogo.
“O Som de Fogueira começou assim: como um projeto, uma imersão na música. Era chegar, cantar e tocar. No entanto, passado um mês e com a aceitação da galera, vimos a necessidade de nos organizar como banda. Foi quando passamos a compor, a fazer nosso som autoral”, lembra o vocalista ao AT2.
E, durante esse tempo, foram lançados dois EPs. “Criado na Rua da Lama” (2017) foi o primeiro, com cinco canções, entre elas o hit “Chuva de Alegria”. O segundo, “Quem Faltava Chegou” (2019), veio quase agora, também com cinco músicas e os sucessos “Me Abraça”, gravada com o Forró Bemtivi, além da faixa-título, que conquistou a galera.
Agora, mesmo diante do cenário de pandemia, Caio Metteoro, Marcos Bifão, Diogo Cypriano, Vinicius Gigante e Aurenir Java apresentam o novo conceito do Som de Fogueira para seu público, valorizando a batida da percussão e um axé com uma pegada retrô.
“Tomamos essa decisão em dezembro do ano passado. Acreditamos que podemos fazer algo conceitual, dançante e popular ao mesmo tempo”, garante.
E, desde então, essa galera se debruça nesse novo desafio, que já tem nome e será pré-lançado nesta terça (14), às 20h, em uma live.
O encontro virtual com os fãs será transmitido pelo YouTube e também contará com o lançamento do single “Balança a Cabeça”, além da participação dos convidados desse projeto.
“O EP se chama 'Som de Brasileira' e, como os outros, terá cinco canções: 'Som de Brasileira', com Juana Zanchetta; 'Amor a Única Essência', com Fábio Carvalho; 'Balança a Cabeça', com Débora Fassarela; “Brindar a Vida”, com Flávia Mendonça; e 'Trevo de Quatro Folhas', com a participação ainda não definida”, detalha Diogo.
Diogo Cypriano | Cantor “Queremos dar a atmosfera de todas as terças”
AT2: O pré-lançamento do EP “Som de Brasileira” será nesta terça (14), em uma live cheia de convidados. As terças-feiras sempre presentes no calendário da banda, não?
Diogo Cypriano: Sim, sempre. Com a live desta terça, queremos dar a atmosfera de todas as terças, lá na Rua da Lama. O que era pura diversão virou trabalho!
Com esse novo conceito, a banda está fazendo o processo inverso?
Sim. A banda, agora, mostra um produto pensado, trabalhado em cima, para o público. Estamos flertando com essa coisa percussiva, do axé mais das antigas. Um som que está voltando, inclusive. O Silva fez isso no Bloco do Silva.
Vocês já lançaram dois singles do “Som de Brasileira”: a canção-título e “Amor a Única Essência”. Nessa ideia da batida, o EP tem até o congo?
Sim. Tem tambor de congo, uma reza de umbanda e a mensagem de que devemos ter uma sociedade sem rótulos.
Na live, a galera conhecerá mais um single do EP, “Balança a Cabeça”. E quando lançarão o EP completo?
Mais para o final do ano. Vamos ver...
Serviço
“Som de Brasileira”
O quê: Live de pré-lançamento do novo EP da banda Som de Fogueira e lançamento da canção “Balança a Cabeça”
Quando: Terça-feira (14), às 20h, diretamente do Estúdio Bravo
Onde: Transmissão pelo YouTube do Som de Fogueira
Comentários