X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

“Precisamos exercitar a fé”, diz Luciano Camargo


Imagem ilustrativa da imagem “Precisamos exercitar a fé”, diz Luciano Camargo
“A minha vida é cantar com meu irmão. Quantas pessoas tocamos cantando o amor?” |  Foto: Divulgação/Will Aleixo

A quarentena ainda não havia sido decretada no Brasil quando Luciano Camargo, 47, sentiu que era a hora de transformar um antigo projeto em realidade. Ao voltar de uma viagem em família à Itália, onde a pandemia já dava sinais graves da Covid-19, o cantor refletiu sobre o quão abençoado era por não ter contraído o vírus.

Ele, então, ligou para o produtor musical Vinicius Leão e iniciou a produção do álbum gospel “A Ti Entrego”, seu primeiro disco solo. “O trabalho não fala do caos, mas de algo muito maior, que é poder glorificar a Jesus. O momento é propício, porque hoje estamos necessitados ainda mais dessa palavra pequena, mas que tem um significado tão forte: a fé. Precisamos exercitar a fé”, afirma, por telefone, ao AT2.

O projeto, no seu escopo completo, tinha três anos, mas a semente foi plantada há duas décadas, quando dona Helena, sua mãe e maior exemplo de fé do goiano, ouviu o filho cantar o louvor “Foi Na Cruz”, com a irmã Marlene. Ao ver a cena, a matriarca pediu para que o artista gravasse músicas do gênero.

Luciano chegou a gravar, ao lado do irmão Zezé, canções gospel como “Quem É Ele?” e “Vai Dar Tudo Certo”, grande sucesso na voz da dupla, mas essa é a primeira vez que ele lança um disco inteiramente voltado para esse universo.

“Esse trabalho representa o Luciano com 47 anos: um pai de família, que está vivendo seu melhor momento - espiritual, profissional e pessoal. Se esse projeto fosse gravado há 20 anos, não teria o mesmo propósito de agora. Hoje não é o artista realizando o sonho de uma mãe, mas concretizando uma vontade que nasceu nele também”, declara.

A primeira amostra de “A Ti Entrego”, que será dividido em três EPs, é a canção “Tempo”, de coautoria do capixaba Anderson Freire. O single será lançado na próxima sexta, quando o cantor celebra 17 anos de casamento com Flavia Fonseca, a quem carinhosamente chama de Fau, e vai ganhar clipe dirigido por Bruno Fioravanti.

“O homem deveria ser meloso!”, disse Luciano em conversa com o repórter do jornal A Tribuna

AT2: O CD se chama “A Ti Entrego”. É tempo de retribuir?
Luciano Camargo: Estou podendo entregar a Deus um pouco daquilo que ele colocou de melhor em mim. Deus deu a vida pra gente, tudo em nós é perfeito, mas ele sempre coloca algo a mais em cada um. Em mim, colocou a voz. Poder devolver um louvor na minha voz é uma realização.

Sua mulher, a Flavia, foi uma grande incentivadora?
Quando criança, frequentava a igreja, mas entrei de fato através da minha mulher, há 17 anos. Durante um bom tempo, realizamos cultos em casa, porque fazia muitos shows e ficava difícil ir à igreja da forma que queríamos. Então, este é um presente para ela e minha mãe.

Teve ajuda divina e da Flavia na seleção das músicas?
A ajuda divina está em tudo. Tive quando gravei “É o Amor” e também nos piores momentos, como no sequestro do meu irmão Wellington. Minha mãe passou três meses orando. Então, tenho certeza que eu e Fau, quando estávamos escolhendo as músicas, Deus estava ali ouvindo com a gente. De 50, selecionamos 15. E, ainda este mês, gravo um DVD sem público.

O projeto era grande na essência, mas passei a vê-lo de outra maneira quando recebi músicas de compositores relevantes no meio, como Anderson Freire, de “Raridade”, canção que gravei de presente para minha família, e Baruk. Nisso, veio a Sony Music e, de fato, se tornou um projeto muito grande.

Esse trabalho significa o fim de sua parceria com Zezé?
De jeito nenhum! Dia desses, estávamos com Thiaguinho gravando a websérie de 30 anos de dupla, que também terá Marília Mendonça, Luan Santana e Ivete. Minha prioridade é Jesus, mas isso não quer dizer que preciso deixar a dupla. A minha vida é cantar com meu irmão. Quantas pessoas tocamos cantando o amor?

Com Zezé, terei uma força ainda maior para levar meu louvor às pessoas. O que me impede de ir a uma igreja e cantar? É meu sonho cantar numa igreja antes dos shows com ele. Este é um propósito desprovido de ambição financeira. Minha pretensão não é vaidade profissional, é vaidade espiritual.

“Tempo”, 1º single, será lançado sexta, quando você e Flavia celebram 17 anos de casados. A música representa essa união?
Quando casei com a Fau, escolhi 16 de outubro por ser uma data especial, é o Dia do Pão e da Alimentação. O melhor alimento que alguém pode receber é o amor. E, quando estava fechando a estratégia, disseram que precisavam de 30 dias para lançar. Quando vi, caía neste dia. Olha as coincidências!

No final, acabei homenageando a mulher da minha vida. Até porque, este ano, não poderei fazer a homenagem que sempre faço: escolho uma cidade e distribuo adesivos com a mensagem “O ato de amar é eterno”. São mais de 5 milhões de adesivos espalhados pelo Brasil! Seria uma indelicadeza, neste momento, fazer uma campanha onde as pessoas vão pra rua.

Para os dias de hoje, uma relação duradoura. O que mantém essa chama da paixão acesa?
Nós, realmente, não brigamos. Desde que casamos, temos um trato de não dormirmos brigados. 17 anos é só o começo. Quero viver com ela por 80 anos! Estamos constantemente em lua de mel.

Assume ser o romântico meloso, algo que muitos não fazem.
Ah, tem mais! Desde quando casamos, entrego para ela uma orquídea todo dia 16 do mês, junto de um cartão personalizado, com a nossa tatuagem “L coração F”. Acho gostoso isso! Se ser meloso é ter todo esse cuidado que temos um com o outro. O mundo deveria meloso, o homem deveria ser meloso!

E discordo de quem diz que mulher não gosta. Alguns são cobrados pelas mulheres nas redes sociais quando faço declarações à Fau. Elas comentam coisas como: “Faz uma palestra”, “farei meu marido te seguir”. Então, isso quer dizer que não é ruim, elas gostam!

Gosto de ser cavalheiro, eternamente romântico e meloso. É isso que faz com que a chama do amor não apague. Estamos há 7 meses na pandemia e queremos nos curtir o tempo todo. Malhamos e cozinhamos juntos. Isso que deixa a vida bela: não é só amar, mas exercer o amor, de servir um copo d’água a secar o cabelo da mulher amada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: