X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Pedagoga: “Depois de uma certa idade, a gente só quer paz”

Brigar para quê? Especialistas afirmam que a maturidade faz muita gente optar por manter distância de atritos e confusões


Imagem ilustrativa da imagem Pedagoga: “Depois de uma certa idade, a gente só quer paz”
Conceição Alves, 56 anos, acredita que o tempo deixa as pessoas mais pacientes |  Foto: Acervo Pessoal

Se por um lado tem quem goste de ver e encarar discussões, por outro há quem prefira manter distância de atritos e confusões – seja na vida real, seja nas redes sociais. 

Psicóloga e psicoterapeuta, Isadora Velasco acredita que as pessoas se tornam mais seletivas com o que estão discutindo, principalmente depois de uma certa idade.

“Ao longo do tempo, por inúmeros fatores e contextos, a importância de alguns temas se modifica na vida das pessoas. Acredito que faz parte do  processo de amadurecimento e desenvolvimento pessoal compreender por que determinada opinião é tão importante para você ou para o outro”.

A pedagoga Conceição Aparecida Alves, de 56 anos, acredita que o tempo tende a deixar as pessoas mais pacientes. 

“O tempo nos torna sábios e com mais paciência. Desta forma, selecionamos melhor o que vale a pena argumentar. Independente da posição social, acredito que depois de uma certa idade, a gente só quer paz”, revela.

Ela lembra também que a maioria das pessoas prefere focar apenas nos problemas. 

“Eu acredito que só vale a pena argumentar quando há possibilidade de encontrar uma solução. O problema existe, agora vamos tentar resolver”.

O psicólogo Bernardo Carielo lembra que se permitir sair de discussões pode ser bom para a saúde mental.

“É bom pontuar que o conflito em si não é bom e nem mau, ele existe por um motivo. Saber em que discussão se colocar, o que é importante para você defender, é um baita sinal de maturidade”.

No entanto, ainda de acordo com ele, querer evitar conflitos a todo custo pode ser um problema. 

“A questão é quando alguém prefere ser passivo o tempo todo e acaba colocando em risco a sua autonomia. A vida pode sair do controle se a gente parar de se colocar”.

Também psicóloga, Naira Delboni ressalta que uma alternativa é se perguntar se a discussão vai ser desgastante ou não. 

“Cada pessoa reage de uma forma. Algumas são mais impulsivas, outras são mais retraídas e há aquelas que conseguem parar e decidir se vale a pena ou não discutir naquele momento”.


“Há discussões que não valem a pena”, diz psicóloga


É importante saber quais discussões valem a pena para manter a vida e os relacionamentos mais saudáveis. O AT em Família ouviu a psicóloga Mariana Monteiro Maciel, que falou um pouco sobre como a idade pode afetar esse comportamento.

A Tribuna – Depois de certa idade, as pessoas ficam mais seletivas com os conflitos em que entram?

Mariana Monteiro – Sim, com certeza. Espera-se que com a idade venha também o amadurecimento. E é com o amadurecimento que você passa a entender melhor o que é importante para você. Eu já vi muita gente falando: 'Hoje em dia eu escolho a minha paz em vez da razão'. Isso mostra que a pessoa madura consegue distinguir os conflitos que pode e quer evitar ou não.

O que deve ser levado em consideração na hora de decidir se vale a pena discutir?

É preciso identificar se aquele assunto é importante para você. Se é algo que você acredita e é inegociável. Nesses casos é essencial que você se posicione. Mas existem discussões que realmente não valem a pena. São coisas bobas que você pode deixar passar. 

Outro ponto é levar em consideração com quem você está discutindo. É uma pessoa que você ama? Vai fazer diferença na sua vida? Alguns conflitos precisamos colocar na balança para saber se vale a pena entrar.

Em que casos fugir de uma discussão não é positivo?

Você foge daquilo que é incômodo, daquilo que te faz ter medo. Em alguns momentos você evita conflitos, mas acaba transformando aquilo em uma bola de neve muito grande por medo de enfrentar. 

Então é importante definir se a discussão pode te fazer crescer. Devemos enfrentar o que nos causa desconforto, porque só enfrentando é que conseguimos enxergar que não é um bicho de sete cabeças e, assim, deixamos a vida mais leve.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: