Login

Atualize seus dados

O ator, músico e dramaturgo Vinicius Calderoni e o humorista Gregório Duvivier se basearam em monólogo
Para Ler

Humor e reflexões em livro de Duvivier e Calderoni

04/08/2020 10:00:00 min. de leitura

Sísifo era considerado o mais astuto de todos os mortais e sempre tramava contra os deuses. E recebeu uma punição exemplar: subir com uma pedra até o alto de uma montanha para deixá-la rolar, voltando a repetir o ato indefinidamente. E assim se tornou o primeiro Gif da humanidade.

Toda essa história e seus desdobramentos contemporâneos estão relatados em “Sísifo: Ensaio Sobre a Repetição em Sessenta Saltos”, livro escrito pelo ator e humorista do Porta dos Fundos Gregório Duvivier e pelo também ator, músico e dramaturgo Vinicius Calderoni.

O texto parte da mitologia grega até o caótico mundo hiperconectado dos memes e dos Gifs, do Brasil das contradições, do absurdo e dos recomeços.

“É um sujeito que está preso dentro de uma ação e ele está condenado a repetir aquela ação para todo o sempre, preso num microvídeo circular infinito. E também dá para 'ler' o País, sempre preso em suas repetições históricas, e também o amor, que é sempre uma história e um desmoronamento”, explicou Duvivier em entrevista.

É essa epopeia metafórica sobre a inutilidade dos esforços humanos que ganha contornos muito atuais, transferida para uma sociedade que anda na velocidade da tecnologia e das redes sociais. No texto, os autores fazem muitas reflexões sobre fake news, consumismo, sacos de plástico, playlists e as impossibilidades do amor.

Imagem ilustrativa da imagem Humor e reflexões em livro de Duvivier e Calderoni
O ator, músico e dramaturgo Vinicius Calderoni e o humorista Gregório Duvivier se basearam em monólogo Foto: Divulgação

A obra se baseou no monólogo vivido por Gregorio Duvivier, que iria rodar o Brasil, mas teve a turnê cancelada devido à pandemia.

Gregorio Duvivier é autor dos livros “A Partir de Amanhã Eu Juro que a Vida Vai Ser Agora”, “Ligue os Pontos – Poemas de Amor e Big Bang”, “Put Some Farofa” e “Percatempos – Tudo Que Faço Quando Não Sei o Que Fazer”. Ele também assina uma coluna semanal no jornal Folha de São Paulo.

Já Vinicius Calderoni tem ampla experiência no teatro. Escreveu o musical “Elza” (2018), sobre Elza Soares, que lhe rendeu os prêmios APCA, Reverência e Bibi Ferreira de Melhor Autor.

Na televisão, foi roteirista dos programas “De Perto Ninguém É Normal” (GNT) e “Massaroca” (TV Cultura).

Serviço

“Sísifo”

  • Autor: Gregorio Duvivier e Vinicius Calderoni
  • Páginas: 112
  • Editora: Cobogó
  • Preço: R$ 38,00