Login

Atualize seus dados

Jardim de sabores

17/09/2021 17:50:00 min. de leitura

A expressão “comer com os olhos” faz todo o sentido quando aplicada aos pratos repletos de flores que chegam às mesas durante a primavera. Amor-perfeito, capuchinha, rosa, margarida, hibisco, lavanda, verbena e cravina são alguns exemplos de espécies que embelezam e dão sabor, aroma e cor aos pratos.

Imagem ilustrativa da imagem Jardim de sabores
Croissant monsier do Colher de Pau Cafeteria e Bistrô (98189-0666), na Praia de Itaparica, é uma releitura do croque monsieur. O croissant vem recheado com molho bechamel, presunto royale e queijo gruyére gratinado e decorado com amor-perfeito, que traz um toque adocicado à preparação. Foto: Leone Iglesias/Divulgação

Segundo Geraldo Ferreira, proprietário do Sítio Antares, que tem cultivo de cogumelos, brotos e flores, as espécies típicas da estação mais florida do ano são calanchoê, cravina, verbena, rosa, amor-perfeito e gerânio.

“Como trabalhamos com produção em estufa, onde há controle de luminosidade e água, produzimos o ano inteiro, embora ocorra uma redução na produção das espécies conforme a estação”.

Cogumelos e brotos nos pratos

As flores podem ser consideradas as rainhas da primavera. Mas elas dividem espaço com itens que também têm a pegada da estação mais florida do ano: os brotos e os cogumelos.

O Atha (3208-3194), em Itaparica, entrou no clima primaveril e serve o pad thai vegano (individual a R$ 35,00). O prato com inspiração tailandesa leva talharim sem glúten, legumes salteados, cogumelos, especiarias, amendoim, shoyo de coco, tahine, gergelim, melado, pimenta-biquinho, brotos e flores.

Imagem ilustrativa da imagem Jardim de sabores
O pad thai vegano leva talharim sem glúten, legumes, cogumelos, amendoim, shoyo de coco, tahine e melado. Foto: Leone Iglesias/AT

Segundo a chef do estabelecimento, Clarissa Scárdua, o pad thai está na lista do “prato do dia”, servido aos sábados. “A gente escolhe uma preparação e faz. O pad thai é um deles e faz bastante sucesso por conta do sabor agridoce”.

O restaurante funciona de terça a sexta, das 11h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. Para consumir no local ou pedidos por iFood e Americanas Delivery.