X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Oscar 2024: 'Zona de Interesse' é o Melhor Filme Internacional; longa é baseado em fatos reais


Zona de Interessevenceu o Oscar de Melhor Filme Internacional na noite deste domingo, 10. Escrito e dirigido por Jonathan Glazer, o filme é baseado no livro inspirado em fatos reais de mesmo nome publicado por Martin Amis - o escritor morreu no dia seguinte da exibição do longa em Cannes, no ano passado.

O filme representou o Reino Unido na disputa, apesar de ser falado em alemão e polonês. A vitória era esperada, uma vez que seu potencial principal concorrente, Anatomia de Uma Queda, indicado a melhor filme no geral, não foi o escolhido por seu país para a categoria de filmes estrangeiros. Clique aqui para ler uma crítica de Zona de Interesse.

Em seu discurso, Jonathan Glazer disse: "Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente, não para dizer 'vejam o que eles fizeram naquela época', mas sim 'vejam o que fazemos agora'. Nosso filme mostra onde a desumanização leva ao pior, e isso moldou todo o nosso passado e presente".

Ele continuou: "Neste momento, estamos aqui como homens que refutam seu judaísmo e o fato de o Holocausto ter sido sequestrado por uma ocupação que gerou conflitos para tantas pessoas inocentes. Sejam as vítimas do dia 7 de outubro em Israel ou do ataque contínuo a Gaza, todas as vítimas dessa dupla humanização. Como podemos resistir?".

Zona de Interesse é baseado em fatos reais

Na mesa posta no jantar, em uma bela casa de campo no sul da Polônia dos anos 1940, uma família alemã se reúne. O jardim da propriedade se assemelha ao cenário de um filme da Era de Ouro de Hollywood, se não fosse um detalhe macabro: a casa divide muros com Auschwitz, maior campo de concentração nazista onde milhares de judeus foram exterminados.

Lá, vive um influente oficial nazista, Rudolf Höss, sua mulher e seus dois filhos. Esse é o mote de Zona de Interesse. A história é uma adaptação do livro homônimo de Martin Amis (1949-2023), que retrata a "intimidade" da vida familiar do homem escolhido por Hitler para comandar Auschwitz.

Os candidatos ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024

Io Capitano (Itália)

Perfect Days (Japão)

A Sociedade da Neve (Espanha)

The Teacher's Lounge (Alemanha)

Zona de Interesse (Reino Unido) (vencedor)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: