X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

O legado musical de Naná Vasconcelos em show e mostra


A genialidade do multi-instrumentista Naná Vasconcelos (1914-2016) ficou imortalizada ao longo de sua brilhante carreira, repleta de prêmios (incluindo oito Grammys), apresentações e participações em álbuns e shows nacionais e internacionais. Para celebrar os 80 anos do nascimento de Juvenal de Holanda Vasconcelos (nome de batismo de Naná) e seu legado, dois eventos importantes ocorrem em São Paulo.

Inaugurada na quinta-feira, 17, a Ocupação Naná Vasconcelos, no Itaú Cultural, traz ampla seleção de fotos, vídeos, vestimentas, instrumentos e objetos originais do músico. O destaque é o berimbau construído por Naná em 1967 com uma corda de piano afinada na nota fá, que ele inseriu no universo do jazz de forma pioneira e que usou em suas apresentações ao logo de toda a sua vida.

Por essa razão, o berimbau está fincado no coração da ocupação, que tem curadoria da gerência de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, consultoria de Patrícia Vasconcelos, viúva de Naná e pesquisa do jornalista Mateus Araújo. A ocupação vai até 27 de outubro.

SHOW

Além da ocupação no Itaú Cultural, este fim de semana o Sesc Pompeia recebe o show Amém e Amem - 80 Anos de Naná Vasconcelos, que vai reverenciar a musicalidade ímpar do multi-instrumentista.

No show, Virgínia Rodrigues, Marivaldo dos Santos, Lucas do Prazeres e Zé Manoel celebram o músico pernambucano ao relembrar artistas que influenciaram a obra de Naná - como Heitor Villa-Lobos e Clementina de Jesus -, além de mostrar composições do artista com parceiros, como Loa e Sou do Bem.

Ocupação Naná Vasconcelos

Itaú Cultural. Av. Paulista, 149, Bela Vista. 3ª a sáb., 11h/20h; dom. e feriados, 11h/19h. Gratuito. Até 27/10

Amém e Amem - 80 anos de Naná Vasconcelos

Sesc Pompeia. R. Clélia, 93. sáb. (20), 21h; dom. (21) 18h; R$ 21/R$ 70

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: