X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Morre aos 79 anos o diretor teatral José Rubens Siqueira, o Zé Rubens


Ouvir

Escute essa reportagem

Morreu em São Paulo o diretor teatral José Rubens Siqueira, mais conhecido como Zé Rubens, aos 79 anos. A informação foi confirmada pela família do artista, que também era autor, tradutor, cenógrafo e figurinista.

O velório será aberto ao público, a partir das 14h, na Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O corpo de Zé Rubens será cremado no Crematório da Vila Alpina. A causa da morte não foi informada.

'Mestre'

Famosos como Marisa Orth lamentaram a partida do diretor, que ganhou destaque no teatro paulista a partir dos anos 1980.

"Meu Mestre se foi. Devo a ele muito muito do que sei da minha profissão. Um grande homem. Um grande diretor. Uma pessoa linda, linda, linda. Quanta Dor. Obrigada Zé! Vou honrar seu nome até o fim", escreveu a atriz, que foi dirigia por Zé Rubens na peça O Inferno Sou Eu, onde interpretou Simone de Beauvoir.

"Um grande artista", comentou Paulo Betti. "Poxa, que notícia triste", lamentou Luis Miranda. "Esse homem representa muito pra mim. O Zé me ensinou muito", escreveu o ator Giuseppe Oristânio.

Em mais de seis décadas de carreira, Zé Rubens se dividiu entre o cinema nos anos 1960 e 70, teatro dos anos 1970 a 2010 e a literatura, com mais de duzentos livros traduzidos.

No teatro, ganhou grande destaque na direção, dramaturgia e figurinos de peças como Cordão Umbilical, O Banquete, Sampa, A Idade de Amar, Decifra-me ou Devoro-te, Os Lusíadas, entre outras.

Como tradutor, além de peças de teatro, traduziu do inglês, espanhol, francês e italiano para editoras como Companhia das Letras, Objetiva, Record e Cosac Naify.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: