X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Morre, aos 33 anos, Linearwave, DJ e um dos maiores produtores de Lo-fi do mundo


O artista Yuri Bastos, conhecido como Linearwave, um dos maiores produtores do gênero Lo-fi do mundo, morreu nesta quarta-feira, 6, aos 33 anos. A morte foi confirmada pela assessoria que gerenciava a carreira do DJ por meio de uma publicação nas redes sociais. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e morreu em decorrência de um câncer no pulmão.

Conforme a nota divulgada pela assessoria, Yuri estudou Composição Musical na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e, no início da carreira, tinha o sonho de trabalhar em uma orquestra. O projeto Linearwave foi criado por ele em 2018. Segundo a equipe, o artista se tornou o maior produtor de Lo-fi da América Latina e um dos maiores do mundo.

Com mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, ele criava músicas com referências de gêneros como bossa nova, música eletrônica, hip-hop e ambient music. A nota acrescenta que, com as canções, Yuri buscava "levar o ouvinte para um momento de paz, em que fosse possível esquecer a loucura do mundo contemporâneo e relaxar por alguns minutos".

O lo-fi se popularizou, principalmente, durante a pandemia e é conhecido como um gênero utilizado para auxiliar a concentração e o controle da ansiedade. O termo tem origem na expressão low fidelity (baixa fidelidade, em português) e as músicas são criadas por artistas independentes e disponibilizadas na internet.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: