X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Lucas Boquinha é o rei do poeirão


Imagem ilustrativa da imagem Lucas Boquinha é o rei do poeirão
Lucas Boquinha: "Como fui um dos primeiros a trazer esse ritmo mais acelerado do forró com funk, acabei virando o 'Rei do Poeirão'”. |  Foto: Divulgação

Depois da ascensão da pisadinha ou piseiro, um novo ritmo nordestino promete fazer o público levantar a poeira: o poeirão! E ninguém melhor que Lucas Boquinha, o rei do estilo, para definir esse som que tem feito o público cair na dança.

“O poeirão é um ritmo derivado do forró vanerão, que tem uma batida mais acelerada que o forró comum, e também traz alguns elementos do funk. O nome vem da ideia de que, ao ouvir esse ritmo, ninguém fica parado. Com 94 BPM, a galera levanta poeira do chão! Defino como algo novo e diferente, que chega para colocar todo mundo pra dançar!”, diz, ao AT2, o artista de 22 anos.

Natural de Ceará-Mirim, cidade de 73 mil habitantes próxima a Natal, no Rio Grande do Norte, o cantor começou sua vida artística tocando bateria em grupos de forró aos 15 anos. Em 2018, iniciou sua carreira solo e virou nome frequente nos piseiros e paredões do Nordeste.

“Eu sempre levei uma vida simples. Sou de uma cidade pequena e fui morar em Natal ainda criança. Desde muito novo, sempre gostei do mundo da música. A princípio, não pensava em ser cantor, mas baterista. Mas, quando tive a oportunidade de cantar, foi incrível. E descobri que queria fazer aquilo para o resto da vida. E, graças a Deus, vem dando tudo certo!”, salienta.

Mas como o cantor se tornou dono do título de Rei do Poeirão? Ele explica: “Veio de uma brincadeira com um amigo. Quando fui mostrar uma das minhas músicas para esse amigo, ele brincou: 'Eita que essa aqui não é só para levantar poeira, essa levanta um poeirão!'. O nome pegou e, como fui um dos primeiros a trazer esse ritmo mais acelerado do forró com funk, acabei virando o 'Rei do Poeirão'”.

O maior hit de Lucas Boquinha é “Desce Deslizando”, com mais de 25 milhões de visualizações no YouTube. A música ganhou nova versão com participação de Eric Land.


“Tive a ideia de fantasia do Superman”


AT2 Quando e como surgiu a ideia de unir o piseiro que você já vinha fazendo com o funk?

Lucas Boquinha Eu sempre gostei muito de funk e o piseiro é um ritmo que me identifico muito. Então, como gosto de inovar, de trazer coisas novas para meus fãs, quis misturar os dois.

Acredita que o poeirão tem tudo para manter a música nordestina no topo das paradas, depois do sucesso do piseiro?

Acredito que sim. O poeirão tem tanto potencial quanto o piseiro. Os dois estilos musicais são para cima e alegres, têm tudo a ver com a alma do nordestino. Acredito que a música do nosso Nordeste veio para ficar nas paradas do País todo. E por que não, do mundo?

O funk tem grande influência no poeirão. E na sua vida? Mesmo distante do Rio, sempre buscou ter uma aproximação com o batidão carioca?

Apesar de não ser do Rio, o funk sempre foi muito presente no meu dia a dia. Não só pelo ritmo, pelas músicas, mas também pelas grandes histórias de cantores do funk. São pessoas que batalharam muito, e eu me identifico bastante.

Usa muitos memes e sons que viralizaram na internet, além de utilizar o bom humor nos vídeos publicados em suas redes sociais. Sempre teve esse jeito irreverente?

Sempre! Sou exatamente desse jeito na minha vida pessoal. Acredito que levar a vida sempre de forma divertida faz com que tudo fique mais leve! E agora, neste momento difícil pelo qual todos estamos passando, acho ainda mais importante trazer alegria para quem me acompanha.

Por que fazia shows vestido de Superman antes da pandemia?

No começo da minha carreira, quando fui fazer as primeiras fotos para anunciar meus shows, pensei: “Várias pessoas fazem cartazes para anunciar shows, como eu posso me destacar?” Logo tive a ideia de usar a fantasia do Superman para as fotos. Isso é uma coisa que ninguém faz fora do Carnaval. Então, comecei a me fantasiar também para os shows. O pessoal gostou e continuei.

Após o sucesso de “Desce Deslizando”, a música ganhou nova versão com Eric Land. Como foi trabalhar com ele?

Trabalhar com o Eric foi uma experiência maravilhosa, ele é um cara simples e divertido. Não nos conhecíamos, mas eu já o admirava como artista. A parceria deu muito certo e nosso vídeo tem mais de 9 milhões de visualizações.

Quais são seus próximos planos?

No mês passado, tive a oportunidade de lançar mais um álbum, o “Ressaca de São João”, que foi gravado em uma live que fiz no festival São João de Todos, da Sua Música.

Agora, já começo a pensar no próximo lançamento, mas o que mais quero é fazer shows pelo Brasil afora, voltar a sentir a energia dos fãs, assim que a pandemia terminar.


O QUE ELE DIZ


Sonho

“Desce Deslizando”, maior hit de Lucas Boquinha, ganhou versão ao lado do astro nordestino Eric Land. Com direito a cenário de bar e paredão, o videoclipe contou com participação dos influenciadores digitais Hiago Arraes, Mirela Janis, Odete e o pequeno Zayon. E o artista deseja fazer mais parcerias na sua carreira.

“Um cara que eu admiro muito e com quem eu adoraria gravar é o Wesley Safadão! É um sonho que eu tenho fazer um feat com ele. Acho que o poeirão combina muito com outros estilos, como o piseiro e o forró”, afirma, ao AT2.

“Ressaca de São João”

“Ressaca de São João”, atual projeto do Rei do Poeirão, foi gravado durante uma live que o artista fez no “São João de Todos”, festival promovido pela Sua Música.

“O São João é uma festa muito importante aqui no Nordeste. É uma das maiores festas do País, porque dura o mês de junho inteiro – e em alguns lugares têm festa até em julho. Também é um momento de celebrar a cultura da nossa região, então, para mim, foi uma honra lançar o 'Ressaca de São João' durante o São João de Todos e manter viva a tradição, ainda que de uma forma diferente, por causa da pandemia”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: