Ufes celebra 50 anos do curso de Comunicação Social com lançamento de livro
Obra reúne a história, os personagens e os 3 mil profissionais formados pelo Depcom ao longo de cinco décadas
A formação em Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) completa, em 2025, 50 anos. A data é celebrada com o lançamento de um livro especial que resgata a história do curso ao longo de meio século.
Idealizada e organizada pelo professor José Antônio Martinuzzo, ex-aluno de Jornalismo e atual professor titular da Universidade, a obra conta com apresentação do reitor da Ufes, Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro. Além de Martinuzzo, participam do livro 12 alunos e ex-alunos do curso de Comunicação Social.
O atual Departamento de Comunicação Social (Depcom) oferece três cursos de graduação — Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual — e já formou 3.043 profissionais. Curiosamente, o curso foi criado ainda nos anos 1970 para graduar apenas 240 alunos e, depois, ser extinto.
A publicação traz a listagem completa de todos os profissionais formados ao longo dessas cinco décadas.
Os capítulos percorrem desde a história institucional até os diversos currículos adotados pelo curso, passando por temas como políticas de inclusão, movimento estudantil, criação da pós-graduação, entre outros aspectos marcantes dessa trajetória.
Ao longo desse percurso, 183 professores já passaram pelo Depcom, que também abriga o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, com mestrado e doutorado.
A edição do livro teve apoio institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES) e da GSA Gráfica e Editora.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários