Fundador das Óticas Paris publica livro sobre os bastidores do varejo
Obra de Getulio Gomes, fundador das Óticas Paris, reúne história de vida, aprendizados e trajetória no mundo dos negócios
Por trás de uma marca consolidada, sempre existe uma história pouco conhecida do grande público. E, com o intuito de revelar os bastidores de sua vida e do varejo óptico, o empresário Getulio Gomes de Azevedo, 76 anos, fundador das Óticas Paris, lança o livro “Foco no Propósito”.
A obra reúne sua trajetória pessoal e profissional, histórias de superação e aprendizados sobre o mundo dos negócios.
Getulio detalha em entrevista para o diretor de jornalismo de A Tribuna e do portal Tribuna Online, Luciano Rangel, no Estúdio Tribuna Online, sua infância, os desafios iniciais e a construção de um empreendimento de sucesso.
No livro, o empresário relembra fatos marcantes, como uma viagem solo aos 10 anos, quando saiu de Campos para Niterói, no Rio de Janeiro, enfrentando o desconhecido e contando com a ajuda de “anjos da guarda”.
Aos 16 anos, começou a trabalhar em uma pequena ótica em Campos, onde descobriu sua paixão pelo setor óptico, estudou técnicas de ótica e começou a formar sua visão de empresário.
A ideia do livro surgiu do incentivo da família e dos amigos. “A minha filha, Ana Luiza, que é minha sócia, e mais alguns amigos sempre me incentivaram a contar minha história de vida”.
Foi como representante óptico que Getulio conheceu o Espírito Santo. Em 1979, o empresário abriu as Óticas Paris – que neste ano completaram 46 anos –, em uma pequena garagem em Vitória.
Em seu livro, o empresário revela ainda como percebeu oportunidades, treinou jovens talentos e estruturou uma equipe sólida, baseada no princípio de “contratar caráter e treinar habilidades” – frase de Peter Schutz, CEO da Porsche.
“Foco no Propósito” aborda ainda temas atuais do empreendedorismo, como a importância da tecnologia, o uso do e-commerce, a falsificação e os desafios do mercado.
“O jovem empreendedor hoje está desafiado, mas fica mais fácil se ele tiver o domínio da tecnologia. Hoje eu tenho um gerente-geral, uma pessoa que compra, gerente de lentes, mas antes não era assim. Eu abria a loja, limpava, comprava e vendia. Eram três funcionários. Hoje, tenho 100”.
O livro detalha a expansão da rede, hoje com 10 lojas e e-commerce, liderado por sua filha Ana Luiza, que trouxe inovação e reforçou a sucessão familiar na empresa.
Durante a entrevista, Getulio deixou ainda uma mensagem para quem está iniciando no mundo dos negócios: “Qualquer profissão que você abraçar, é preciso estudar sobre ela, se aperfeiçoar o máximo possível e se dedicar.”
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários