História de Chica da Silva em novo livro
Em “Meu Nome é Francisca”, Mary Del Piore narra a vida de uma das mulheres mais ricas do Brasil no século 18
A vida de Francisca da Silva de Oliveira – mais conhecida por Chica da Silva – já foi retratada em romances, peças de teatro, poemas e em novela. Agora, ela é recontada pela premiada historiadora Mary Del Piore no livro “Meu Nome é Francisca: Uma História de Chica da Silva”.
O interessante da obra é que a autora assume a narração em primeira pessoa. O resultado é um texto primoroso, em que os fatos históricos são mostrados sem perder de vista as emoções que essa personagem icônica revela sobre o Brasil Colônia e seus desafios econômicos e morais.
Mulher negra nascida escravizada, Chica da Silva foi alforriada e se tornou uma das mulheres mais ricas do Brasil no século 18. Tudo isso graças ao amor.
Ela se apaixonou pelo seu senhorio e contratador de diamantes da região, João Fernandes de Oliveira, com o qual viveu uma relação amorosa que marcou para sempre a história do Arraial do Tijuco, atual Diamantina, em Minas Gerais.
Seu casamento nunca pôde ser oficializado, pois as leis da época não permitiam a união entre um branco e uma negra. Chica e João Fernandes tiveram 13 filhos e ela herdou toda a fortuna de João.
Ela procurou integrar-se à elite mineira das formas convencionais. Teve casas e escravos e só alforriou um em toda sua vida.
SERVIÇO
“Meu Nome é Francisca”
Autor: Mary Del Priore
Editora: José Olympio
Páginas: 112
Preço: R$ 59,90
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários