X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Letras

Escritora do ES distribui seu novo livro para professores de escolas públicas

Serão entregues 50 exemplares da obra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escritora do ES distribui seu novo livro para professores de escolas públicas
Aline Dias e a capa de seu novo livro "Bagunça" |  Foto: Diego Nunes/ Repordução/Instagram

A autora capixaba Aline Dias acaba de lançar seu sexto livro, "Bagunça". Serão distribuídos gratuitamente 50 exemplares para professores da rede pública de ensino, com foco nas disciplinas de Português e Literatura. Devido à faixa etária dos personagens principais da obra, a entrega será voltada para professores do Ensino Médio. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.

“Este envio de livros é uma contrapartida social do projeto Bagunça”, afirmou a escritora. Ela acrescenta que, com essa ação, busca valorizar o trabalho dos professores da rede pública do estado, apoiar a educação e popularizar a literatura local.

Durante sete anos, Aline se dedicou a este projeto, que promove uma reflexão sobre obras que retratam mulheres como vilãs por possuírem desejos. A história se passa em Nova Esperança, uma cidade fictícia do interior do Espírito Santo, e explora os sentimentos de Analuz, uma adolescente que está se tornando mulher e precisa aprender a separar suas vontades e desejos dos de sua mãe e de seu pai.

“Contar a história de mulheres sob a ótica de uma mulher é, sempre, revolucionário. Na narrativa de “Bagunça”, as mulheres tratam de seus assuntos, de sua rivalidade, de sua vida, do conceito de beleza, de suas prisões e do que pode parecer inócuo, mas não”, acrescenta a autora.

Além disso, o livro aborda o poder da escola, dos diretores e coordenadores, nas vidas dos alunos. Questões relacionadas ao racismo, à violência e ao envelhecimento também estão presentes na narrativa.

Aline Dias nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ela é autora de: “Vermelho” (2012), Editora Cousa, novela; “Além das pernas” (2015), Editora Pedregulho, contos; “A única coisa que fere é manhã pós-amor” (2017), Editora Cousa, prosa poética; “Sem a Loucura não dá” (organização) (2017), Editora Cousa, contos; “E se o mundo descostura?” (2023), Editora Maré, infantil; e “Suja” (2024), Editora Maré, poemas.

"Bagunça" já está disponível para pré-venda no site da editora.

*Estagiária sob a supervisão de Weslei Radavelli

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: