Escritora do ES distribui seu novo livro para professores de escolas públicas
Serão entregues 50 exemplares da obra
Escute essa reportagem

A autora capixaba Aline Dias acaba de lançar seu sexto livro, "Bagunça". Serão distribuídos gratuitamente 50 exemplares para professores da rede pública de ensino, com foco nas disciplinas de Português e Literatura. Devido à faixa etária dos personagens principais da obra, a entrega será voltada para professores do Ensino Médio. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.
“Este envio de livros é uma contrapartida social do projeto Bagunça”, afirmou a escritora. Ela acrescenta que, com essa ação, busca valorizar o trabalho dos professores da rede pública do estado, apoiar a educação e popularizar a literatura local.
Durante sete anos, Aline se dedicou a este projeto, que promove uma reflexão sobre obras que retratam mulheres como vilãs por possuírem desejos. A história se passa em Nova Esperança, uma cidade fictícia do interior do Espírito Santo, e explora os sentimentos de Analuz, uma adolescente que está se tornando mulher e precisa aprender a separar suas vontades e desejos dos de sua mãe e de seu pai.
“Contar a história de mulheres sob a ótica de uma mulher é, sempre, revolucionário. Na narrativa de “Bagunça”, as mulheres tratam de seus assuntos, de sua rivalidade, de sua vida, do conceito de beleza, de suas prisões e do que pode parecer inócuo, mas não”, acrescenta a autora.
Além disso, o livro aborda o poder da escola, dos diretores e coordenadores, nas vidas dos alunos. Questões relacionadas ao racismo, à violência e ao envelhecimento também estão presentes na narrativa.
Aline Dias nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ela é autora de: “Vermelho” (2012), Editora Cousa, novela; “Além das pernas” (2015), Editora Pedregulho, contos; “A única coisa que fere é manhã pós-amor” (2017), Editora Cousa, prosa poética; “Sem a Loucura não dá” (organização) (2017), Editora Cousa, contos; “E se o mundo descostura?” (2023), Editora Maré, infantil; e “Suja” (2024), Editora Maré, poemas.
"Bagunça" já está disponível para pré-venda no site da editora.
*Estagiária sob a supervisão de Weslei Radavelli
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários