Encontro de amantes da leitura no centro de Vitória
Clube do Livro da Casa Cultural Maria José Menezes reúne apaixonados por literatura para trocar ideias sobre obras

Os amantes da literatura acabam de ganhar mais um local para debate e troca de ideias sobre obras. Trata-se do Clube do Livro da Casa Cultural Maria José Menezes, no centro de Vitória.
O segundo encontro do projeto está marcado para sábado (27), às 10 horas, no espaço de referência no cenário artístico e literário da capital e que abriu as portas em março deste ano. A atração é aberta ao público e tem entrada gratuita.
A iniciativa nasceu a partir de uma conversa entre a coordenadora da Casa Cultural Maria José Menezes, Regina Menezes Loureiro, e Christine Ribeiro, que assina a curadoria do clube.
“Participo de vários clubes on-line desde o período da pandemia, mas acredito que faltam opções presenciais desse tipo de atividade. É bom sair de casa e conversar com outras pessoas, isso facilita a criação de novos vínculos”, salienta Christine.
As obras, por enquanto, são escolhidas a partir do gosto pessoal da curadora, mas a intenção é abordar diferentes temáticas em cada encontro. Por não haver censura, o projeto é voltado para maiores de 18 anos.
“Existem clubes voltados para clássicos, literatura japonesa, só de livros escritos por mulheres, mas o nosso ainda está no início. Com o tempo, vamos ver o que os participantes preferem e decidir se seguimos alguma vertente”, explica.
No primeiro encontro, os participantes trocaram ideias sobre “O Som do Rugido da Onça”, da pernambucana Micheliny Verunschk. Já o livro escolhido para o debate de amanhã é “A Pintora de Henna”, da indiana Alka Joshi.
“É um livro que se passa nos anos 1950 e que te possibilita conhecer mais sobre a cultura da Índia. A protagonista é uma mulher que se faz sozinha. Ela abandona o marido e começa a atuar como pintora de henna e, com isso, consegue sua independência”, conta Christine, que também é responsável por conduzir os debates.
Escritor e professor de Literatura, Anaximandro Amorim, 46, participou do primeiro encontro como ouvinte. “Fiquei muito entusiasmado e espero poder participar efetivamente de outras rodadas. Vejo a iniciativa com ótimos olhos”.
O clube tem atraído até gente de outras cidades. É o caso da aposentada Maria Isolina de Castro, 73, de Colatina. “É minha primeira participação numa atividade como essa e achei bem interessante”. Soraya da Vitória e Suzi Nunes também são membros do novo projeto.
Serviço
Clube do Livro
- O quê: Encontros mensais para debate e troca de ideias sobre obras literárias. A atividade, realizada sempre no último sábado do mês, é voltada para maiores de 18 anos.
- Quando: O próximo encontro acontece no sábado (27), às 10 horas.
- Onde: Casa Cultural Maria José Menezes. Rua Barão de Monjardim, 66, centro de Vitória.
- Quanto: Entrada gratuita.
“A Pintora de Henna”

- O quê: É a obra selecionada para o encontro de sábado (27).
- Autora: A indiana Alka Joshi.
Sinopse
Fugindo de um casamento abusivo, Lakshmi, de 17 anos, acaba indo parar na vibrante Cidade Rosa de Jaipur (Índia), nos anos 50. Ali, ela se torna a artista de henna – e confidente – mais requisitada pelas mulheres da alta sociedade indiana. Mas, guardando os segredos dos ricos, ela jamais pode revelar os seus próprios.
Conhecida por seus desenhos maravilhosamente intrincados e pelos conselhos sábios, Lakshmi deve agir com discrição e cuidado para evitar as fofocas invejosas que poderiam destruir sua reputação e acabar com seu sustento.
Enquanto persegue o sonho de ser independente, ela é surpreendida por seu marido, que a localizou depois de muitos anos e ainda trouxe uma jovem espirituosa a tiracolo – uma irmã que Lakshmi nunca soube que tinha. De repente, a vida que ela criou para si com tanto cuidado é ameaçada.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários