Série com olhar diferente sobre Cidade de Deus
Com seis episódios, a nova produção se passa 20 anos após os acontecimentos do primeiro filme e mostra lado social da favela
Escute essa reportagem

Considerado um dos melhores filmes da história do cinema brasileiro, “Cidade de Deus” finalmente ganhou uma continuação, agora em formato de série, com seis episódios!
“Cidade de Deus: A Luta Não Para” é baseada na obra do escritor Paulo Lins e se passa 20 anos depois dos acontecimentos do longa-metragem, no começo dos anos 2000.
A partir das memórias de Buscapé (Alexandre Rodrigues), a produção – que estreou no último domingo (25) na plataforma Max – retrata o impacto dos conflitos entre policiais, traficantes e milicianos na vida dos moradores da comunidade.
Diferentemente do filme, a série pretende destacar o lado positivo da comunidade. Dessa vez, o foco deixará de ser nas armas e na criminalidade e passará para os projetos sociais e culturais da região.
E muita coisa mudou: Wilson (Buscapé) se tornou um fotógrafo famoso, importante no jornalismo policial; Berenice é uma grande liderança comunitária junto de Cinthia; e Barbantinho é um cara querido na comunidade, que está se candidatando a vereador.
A série traz ainda trechos do longa-metragem em flashbacks para reconstrução de lembranças dos protagonistas.
Nomes como Alexandre Rodrigues, Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Sabrina Rosa, Kiko Marques e Edson Oliveira retornam ao universo.
O elenco também é composto por talentos estreantes vindos de comunidades do Rio de Janeiro, como Cidade de Deus, Vidigal e Mangueira.
Alexandre Rodrigues, protagonista e narrador, afirmou, em entrevista recente, que não consegue descrever como foi grande o impacto do filme na vida dele.
“Foi uma coisa grandiosa para mim e para todos os profissionais envolvidos. Eu consegui estabelecer uma carreira, porque até então já estava fazendo uma coisinha ou outra, mas nada profissional”.
Ele contou que a série do Max vai trazer pontos de vistas diferenciados em todos os sentidos: “Agora mostramos a potência da favela, e não a parte ruim”. Ele ressaltou que o olhar negativo do longa-metragem não o agradou.
“Achei que a gente ficou devendo mesmo no lado social. De fato, quando eu assisti ao filme, fiquei um pouco triste, porque não é só aquilo que acontece nas favelas”.
Estreias da semana no streaming
1 “O Lado Obscuro da Fama - 2ª temporada” (2024) – Série/Drama. Investigadores revelam as chocantes histórias verdadeiras por trás da ascensão, queda e assassinatos de algumas das estrelas mais promissoras de Hollywood. Max, sexta-feira.
2 “Halloween Ends” (2022) – Filme/Terror. Depois de seu último encontro com Michael Myers, Laurie Strode finalmente decide se libertar e abraçar a vida. No entanto, um assassinato local desencadeia uma onda de violência e terror, forçando-a a enfrentar o mal. Prime Video, amanhã.
3 “Only Murders in the Building - 4ª temporada” (2024) – Série/Ação. Charles, Oliver e Mabel enfrentam os impactantes acontecimentos em torno da sósia de Charles e sua amiga Sazz Pataki que ocorreram no final da temporada anterior. Disney+, terça-feira.
4 “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder - 2ª temporada” (2024) – Série/Aventura. Na segunda temporada, Sauron retornou. Expulso por Galadriel, sem um exército ou aliado, o Lorde das Trevas em ascensão agora deve confiar em sua própria astúcia para reconstruir sua força e supervisionar a criação dos Anéis de Poder. Prime Video, quinta-feira.
5 “Caminhos Cruzados” (2024) – Filme/Drama. O mais recente trabalho de Levan Akin acompanha Lia, uma ex-professora em busca de Tekla, sua sobrinha transexual, ao lado de Achi, um jovem sem rumo. Mubi, sexta-feira.
6 “KAOS” (2024) – Série/Fantasia. Com a discórdia reinando no Monte Olimpo e o poderoso Zeus à beira da paranoia, três mortais estão destinados a mudar o futuro da humanidade. Netflix, quinta-feira.
7 “Escola dos Romances Proibidos” (2024) – Série/Drama. Quando uma escola da alta elite aplica uma regra “nada de romances” e expulsa quem a violar, uma aluna ajuda em segredo os colegas em troca de dinheiro. Netflix, quinta-feira.
8 “Voo IC 814: Sequestro a Bordo” (2024) – Série/Suspense. Baseada em uma história real, esta série retrata o sequestro mais longo na história da aviação indiana. Netflix, quinta-feira.
9 “Presidente por Acidente” (2024) – Série/Comédia. Um assistente social dos subúrbios de Paris cai de paraquedas na corrida presidencial francesa. Mas será que o país está preparado para um presidente negro? Netflix, sexta-feira.
10 “Respira” (2024) – Série/Drama. Uma equipe de profissionais de saúde se dedica a salvar vidas em um hospital público, onde as tensões e o romance deixam o coração de todos acelerado. Netflix, sexta-feira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários