“Hamnet: A vida antes de Hamlet”: drama premiado estreia nos cinemas
Produção que tirou prêmio do brasileiro “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, estreou nesta quinta-feira (16) nos cinemas
O drama que desbancou “O Agente Secreto” na categoria de Melhor Filme de Drama do Globo de Ouro é uma das principais estreias da semana.
“Hamnet: A vida antes de Hamlet” ainda rendeu o prêmio de Melhor Atriz de Filme de Drama para a irlandesa Jessie Buckley, no último domingo.
Grande cotada ao Oscar, a produção cinematográfica explora a força do luto e a capacidade de ressignificação, ao mesmo tempo em que revela o cenário que resultaria na criação de “Hamlet”, a obra mais famosa de William Shakespeare.
Baseado no romance homônimo de Maggie O'Farrell, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, a história acompanha Agnes (Jessie Buckley, de “Entre Mulheres”), esposa do dramaturgo inglês, que é vivido por Paul Mescal (“Gladiador II”) nas telonas.
Revelando um retrato íntimo sobre relacionamento conjugal e maternidade, o filme retrata uma família destroçada pela morte de seu único filho homem. A direção é da chinesa Chloé Zhao (“Nomadland”), que também está por trás do roteiro, e os vencedores do Oscar Steven Spielberg e Sam Mendes, que assinam a produção.
“As histórias me escolhem e acho que 'Hamnet' me escolheu porque eu conheço a perda. Meus filmes anteriores são sobre isso, a perda de identidade, da fé, da casa, de propósito. Eu passei por maus bocados”, disse a diretora, sem dar detalhes da vida pessoal.
Escrito a partir dos poucos fatos conhecidos sobre a vida do dramaturgo inglês William Shakespeare, o roteiro adota liberdade poética para aprofundar a dimensão humana por trás dos personagens.
“Ninguém sabe nada de verdade sobre esses personagens. Não sabemos o que Shakespeare colocava na sua torrada, o que escreveu de fato, e não importa”, salientou Jessie Buckley.
A protagonista elogiou a participação dos atores que interpretaram os filhos do casal principal. São eles: Jacobi Jupe, Olivia Lynes e Bodhi Rae Breathnach.
“O que foi muito extraordinário nessa experiência, foi criar a família de Shakespeare. Essas crianças foram tão participativas e receptivas, que parecia mesmo que nós éramos uma família”, afirmou.
Zumbis à solta em novo “Extermínio”
Um novo capítulo de aclamada franquia de terror e ficção científica chega às telonas hoje. “Extermínio: O Templo dos Ossos” expande o universo da saga iniciada em 2002 e que aborda de forma realista uma epidemia global devastadora.
Na sequência de “A Evolução” (2025), um vírus altamente contagioso transforma seres humanos em criaturas violentas e irracionais. No centro dessa trama está Dr. Kelson, personagem vivido por Ralph Fiennes (“Conclave”), que se vê envolvido em uma chocante e inesperada relação.
O novo filme também acompanha Jimmy Cristal (Jack O’Connell), um fanático religioso que acredita que o apocalipse zumbi foi criado pelo diabo, e os infectados são as criaturas enviadas para acabar com a humanidade. Contudo, a produção mostra como os próprios humanos podem ser os seres mais perigosos do mundo.
Na direção de cenas sombrias que trazem combates sangrentos e perseguições sufocantes está a norte-americana Nia DaCosta (“As Marvels”). “Meu filme é bem... esquisito. É surpreendente. Houve vários momentos em que li o roteiro e meu queixo caiu”, disse.
Em cartaz
“O Diário de Pilar na Amazônia”
Adaptação da série literária homônima de Flávia Lins e Silva. A personagem-título viaja até a Amazônia com uma rede mágica herdada do avô.
“O Beijo da Mulher-Aranha”
Adaptação cinematográfica do clássico homônimo de Manuel Puig, e estrelada por Jennifer Lopez, Diego Luna e Tonatiuh.
“O Agente Secreto”
Thriller político que tem colocado o audiovisual brasileiro novamente nos holofotes internacionais e que pode render a Wagner Moura o Oscar de Melhor Ator.
“Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”
Drama que rendeu à australiana Rose Byrne o prêmio de Melhor Atriz em Comédia ou Musical no Globo de Ouro 2026.
“Avatar: Fogo e Cinzas”
Um dos lançamentos mais aguardados de 2025, a sequência apresenta novas tribos cruzando o caminho da família Sully. Na produção, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) enfrentam o Povo das Cinzas.
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada”
O personagem-título encara, ao lado de amigos, uma nova missão, que inclui trombetas mágicas e piratas fantasmas.
“A Empregada”
Protagonizado por Sydney Sweeney, o suspense psicológico fala sobre uma jovem com um passado turbulento. Buscando um recomeço, ela se candidata para trabalhar como empregada doméstica.
“Tom & Jerry: Uma Aventura no Museu”
A animação chega aos cinemas com uma nova e empolgante aventura dos personagens adorados por gerações. A dupla mergulha em universo que celebra heranças culturais ancestrais.
“Zootopia 2”
Quase 10 anos após o sucesso de “Zootopia”, a criançada é convidada a retornar à metrópole animal para nova aventura que debate preconceitos e estereótipos. Judy e Nick vão resolver um mistério envolvendo uma cobra.
“Valor Sentimental”
Nora, uma atriz de teatro, reencontra o pai distante, Gustav, um diretor de cinema que planeja seu retorno com um roteiro inspirado em sua própria família. Premiado mais de 20 vezes.
“Anaconda”
Selton Mello faz sua estreia em Hollywood ao estrelar filme que mistura comédia e aventura para revisitar o clássico trash dos anos 90. Paul Rudd e Jack Black também estão no elenco.
“Davi: Nasce Um Rei”
Nova animação bíblica que mostra como um pastor de ovelhas se tornou o rei de uma nação. O filme possui uma estética 2D e é repleto de músicas marcantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários