Filme indicado ao Oscar com ex-presidiários estreia no streaming
“Sing Sing” é inspirado na vida de John “Divine G” e parte de seu elenco esteve realmente na cadeia de segurança máxima
Escute essa reportagem

Indicado a três categorias no Oscar 2025, “Sing Sing” chega ao catálogo do Prime Video na próxima quarta-feira. Quem não teve a oportunidade de conferir o longa no cinema poderá acompanhar essa história, que mostra como a arte consegue transformar a vida de uma pessoa.
A trama é inspirada na vida de John “Divine G” Whitfield, preso em Sing Sing por um crime que não cometeu e que encontra um propósito ao atuar em um grupo de teatro ao lado de outros detentos na prisão de segurança máxima em Nova Iorque, onde é realizado um programa de reabilitação especial.
Boa parte do elenco do filme conhece muito bem essa história. Sean Dino Jonhson, Mosi Eagle, Patrick Preme Griffin, David Dap Giraudy, James Big E Williams e Clarence Divine Eye Maclin não só estiveram atrás das grades, como também passaram pelo programa RTA, de Rehabilitation Through the Arts (Reabilitação pelas Artes, em tradução livre), o ponto central de “Sing Sing”.
Com exceção de Colman Domingo, que interpreta o protagonista, e alguns outros, “Sing Sing” é estrelado por atores cujos maiores espetáculos foram realizados sob o olhar de guardas.
Crescendo no Brooklyn, John “Divine G” Whitfield era um artista nato. Como um adolescente obcecado por Bruce Lee, ele e um amigo criavam filmes de karatê.
Quando Whitfield foi preso por um homicídio que não cometeu no final da década de 1980, ele intuitivamente se voltou para as artes em busca de alívio emocional. Em 1996, tornou-se membro fundador da RTA.
O filme dirigido por Greg Kwedar acompanha a trupe de teatro encarcerada enquanto eles se preparam para sua próxima produção: uma comédia musical de viagem no tempo chamada “Breakin' the Mummy's Code”, escrita e dirigida pelo treinador da RTA na vida real, Brent Buell.
Um conto selvagem com um príncipe egípcio, bandidos ocidentais, piratas do fundo do mar e Hamlet, o show foi encenado pela primeira vez em Sing Sing em 2005.
Ao longo do filme, os atores executam falas no refeitório, participam de exercícios de atuação liderados pelo treinador Brent e comparecem a ensaios gerais. Embora alguns aspectos da história sejam fictícios, outros foram retirados de experiências reais.
Lançamentos da semana no streaming
1. “Maria Callas” (2025) – Filme/Drama biográfico. O longa retrata o período em que a soprano greco-americana se refugia em Paris, após uma vida pública marcada pelo glamour e pela turbulência. Prime Video, sexta-feira.
2. “Overcompensating” (2025) – Série/Comédia. Trama acompanha Benny, um ex-jogador de futebol americano que luta para aceitar sua sexualidade enquanto enfrenta os desafios da vida universitária. Ex-rei do baile, Benny tenta se encaixar a qualquer custo. Prime Video, quinta-feira.
3. “Younger – Temporadas 1 a 5” (2025) – Série/Comédia. Liza, de 40 anos, está tendo problemas para voltar ao mundo do trabalho até que um encontro casual com o tatuador Josh a convence de que ela parece mais jovem do que é. Prime Video, terça-feira.
4. “Lee Soo Man: King of K-Pop” (2025) – Documentário. Da tradicional cidade de Jeonju, na Coreia do Sul, veio o homem que mudou o mundo com a música. Lee Soo-man, o artista que se tornou um inovador, orquestrou um dos fenômenos globais mais virais: o K-pop. Prime Video,terça-feira.
5. “Peça por Peça: Uma História de Pharrell Williams” (2025) – Animação. Autobiografia de Pharrell Williams, dirigido por Morgan Neville. A narrativa acompanha o cantor em seu processo imaginativo e criativo usando o Lego para construir sua história e o seu desenvolvimento artístico.Prime Video, hoje.
6. “Gostinho de Amor” (2025) – Dorama. Em busca do estrelato culinário, um herdeiro arrogante conhece uma chef discreta, mas teimosa, e se encanta com suas receitas. Seria o início de um romance improvável? Netflix, amanhã.
7. “Duster” (2025) – Série/Ação. A primeira agente negra do FBI vai ao sudoeste dos EUA e recruta um piloto de fuga. Max, quinta-feira.
8. “Kakegurui” (2025) – Série/Drama. Em uma escola particular, uma nova aluna habilidosa com um passado misterioso está virando o jogo e apostando na vingança. Netflix, quinta-feira.
9. “Bem-vindos ao Wrexham - Temporada 4” (2025) – Série/Ação. Além da trajetória do time masculino na atual temporada da League One, a série acompanhará também a equipe feminina. Disney+, sexta-feira.
10. “Murderbot” (2025) – Série/Ficção científica. A história aborda um programa de segurança que se autohackeia e que tem horror às emoções humanas, mas que se sente atraído pelos seus clientes vulneráveis. Apple TV, sexta-feira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários