X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Filmes e Séries

Fernanda Torres e Walter Salles recebem maior distinção da cultura brasileira

Primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, também foi agraciada com a mesma honraria


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fernanda Torres e Walter Salles recebem maior distinção da cultura brasileira
Fernanda Torres, Walter Salles e Marcelo Rubens Paiva foram homenageados |  Foto: © Ricardo Stuckert/PR

A atriz Fernanda Torres, o cineasta Walter Salles e o escritor Marcelo Rubens Paiva foram homenageados nesta terça-feira (21), no Rio, durante a cerimônia da OMC (Ordem do Mérito Cultural), pela contribuição à cultura brasileira com o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de melhor filme internacional.

A obra é baseada no livro homônimo de Paiva e conta a história de sua família após o desaparecimento de seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar.

Além da Grã-Cruz da OMC, maior honraria pública da cultura brasileira, os três também receberam um selo postal especial lançado pelos Correios em homenagem a Eunice Paiva, mãe de Marcelo e figura central da história retratada no longa.

"Quem está aqui hoje não sou eu. Quem está aqui é Rubens Paiva e Eunice Paiva. Quem está aqui é a memória", disse o autor ao receber as homenagens.

Em outro trecho do discurso, Marcelo ressaltou a capacidade de resistência da classe artística. "A cultura brasileira tem essa força, que é inacreditável, que ficou durante seis anos sob ataque, em silêncio, quase nas trevas. Por sorte, voltamos todos ao protagonismo."

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, também foi agraciada com a Grã-Cruz, mesma honraria entregue a Fernanda, Salles e Marcelo. Entre os outros homenageados estão nomes como Alcione, Alceu Valença, Arlindo Cruz, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Ary Fontoura, Laura Cardoso, Glória Menezes e Xuxa.

Suspensa desde 2019, a OMC foi retomada este ano e recebeu mais de 11 mil sugestões populares, segundo o Ministério da Cultura. A lista final é definida pela Presidência da República.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: