X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Filmes e Séries

“Duna 2”, de clássico a fenômeno teen no cinema

Escrito há 60 anos, o livro que dá origem aos filmes de Villeneuve é um épico denso com centenas de páginas, clássico absoluto da ficção científica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Duna 2”, de clássico a fenômeno teen no cinema
“Duna: Parte Dois” é protagonizado por Timothée Chalamet e Zendaya |  Foto: Reprodução/Instagram

Centenas de adolescentes e crianças se espremiam nas grades colocadas ao redor do tapete vermelho da pré-estreia de “Duna: Parte Dois”, que aconteceu no começo do mês na Cidade do México. Berrando pelos atores que desfilavam, os fãs erguiam cartazes, implorando por autógrafos e selfies.

“Fiz esse filme para a juventude. É para o garoto que ainda vive em mim”, afirmou Denis Villeneuve, o diretor do filme, vendo seu desejo materializado na algazarra da multidão.

Seu novo “Duna: Parte Dois” volta às areias do planeta Arrakis e parte de onde o primeiro filme terminou. Agora, o príncipe Paul Atreides, vivido por Timothée Chalamet, precisa convencer a si mesmo e ao povo Fremen, habitantes do deserto, de que é um profeta e também um guerreiro, capaz de domar vermes gigantescos e liderar uma batalha contra aqueles que destruíram sua família.

O primeiro “Duna” estreou em outubro de 2021, com as salas de cinema vazias por causa da covid-19. Um mês depois, o longa chegou ao streaming da HBO. Como se quisesse fazer jus ao filme, e, na tentativa de atrair um novo público, a Warner o levou de volta aos cinemas neste mês.

Escrito há 60 anos, o livro que dá origem aos filmes de Villeneuve é um épico denso com centenas de páginas, clássico absoluto da ficção científica. Cenas de ação permeadas por tensões ecológicas e políticas são diluídas em longas passagens dedicadas a explorar o universo árido daquele planeta.

Não parece uma fórmula capaz de prender a atenção de boa parte da juventude acostumada a pescar dicas de leituras no TikTok, onde dominam histórias de ficção mais modernas e simplórias. Mas “Duna” fugiu à regra. O medalhão mais precioso do diretor é Chalamet. Mas o novo “Duna” não é só dele. Protagoniza o filme também a atriz e cantora Zendaya, a Chani.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: