X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Filmes e Séries

Amor à natureza com estreia de Chico Bento nos cinemas

O famoso “caipira” da Turma da Mônica chega aos cinemas em uma aventura para salvar a famosa goiabeira do Nhô Lau


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Amor à natureza com estreia de Chico Bento nos cinemas
fotos: divulgação Chico Bento é interpretado pelo influenciador digital Isaac Amendoim | Foto; Reprodução

Preservação do meio ambiente é um dos temas explorados em “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, filme que promete emocionar os adultos que cresceram lendo as HQs de Mauricio de Sousa e também conquistar novas gerações.

No live-action, com estreia hoje nos cinemas do Estado, o famoso personagem com mais de 60 anos de história precisa reunir a animada turma da Vila Abobrinha para “sarvá” uma goiabeira dos planos de Dotô Agripino (Augusto Madeira).

Quem dá vida à árvore que tem uma forte ligação com Chico Bento é a atriz Taís Araújo. O figurino de Dona Goiabeira, que realça sua identidade brasileira, é uma criação do estilista Ronaldo Fraga, conhecido por levar as diversas caras do Brasil para suas peças.

Sobre a importância do filme, ela ressalta: “A gente pode ter um progresso inteligente, pensando na nossa continuidade, e que uma árvore de pé vale muito mais que uma árvore no chão. Acho a mensagem linda e muito importante”.

Chico Bento é vivido pelo influenciador digital Isaac Amendoim, um mineiro de 10 anos. Ele é conhecido nas redes sociais como “Amendoim” e tem 3,7 milhões de seguidores. O diretor Fernando Fraiha lembrou do processo de seleção do ator.

“Ele foi a primeira criança que a gente viu e a gente recebeu 3.500 vídeos de crianças maravilhosas, incríveis, mas a gente nunca conseguiu esquecer o primeiro. O Isaac é incrível, tem uma coisa muito espontânea, muito verdadeira”, contou ao “Fantástico”.

Ao lado de um dos personagens mais queridos da literatura infantil estão seus grandes amigos: Zé Lelé (Pedro Dantas), Rosinha (Anna Julia Dias), Tábata (Lorena de Oliveira), Hiro (Davi Okabe) e Zé da Roça (Guilherme Tavares).

O elenco ainda traz Débora Falabella como a professora Marocas e Luis Lobianco na pele de Nhô Lau, o proprietário da goiabeira.

“O brasileiro aprendeu a ler e escrever com a 'Turma da Mônica'. E digo mais: passei por momentos muito difíceis na minha infância, perdi minha mãe biológica, e naquele momento aquelas histórias me deram suporte, me acompanharam. Tinha um baú cheio de gibis”, lembrou Luis Lobianco em entrevista ao site Gshow.

Crítica

Davi Galantier Krasilchik | Folhapress 

Personagem é exemplo para as crianças

Quando não está na escola ou brincando com seus animais, Chico Bento é mestre em roubar goiabas. As ameaças de Nhô Lau, dono do pé mais carregado da Vila Abobrinha, não são páreas para as malandragens do caipira e Zé Lelé, especialistas em escalar árvores e fugir com os pés descalços. Nem por isso Chico deixa de ser exemplo e inspirar diversas crianças no cuidado com a natureza.

Embora chegue aos cinemas como um menino de 11 anos, o personagem nasceu há mais de seis décadas, quando Mauricio de Sousa foi convidado pela Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) a desenvolver uma tirinha sobre a vida no campo.

Surgia uma mistura entre o Jeca Tatu de Monteiro Lobato, um tio-avô do cartunista, e a Turma da Mônica, que ia além das ruas de asfalto no Bairro do Limoeiro muito antes de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, que estreia hoje.

Não demorou para Chico conquistar as bancas e as histórias reforçarem as peripécias e o coração bondoso. Fosse a manipulação eleitoral entre donos de terras, os choques entre o interior e a cidade ou a destruição da natureza – no filme, a goiabeira é ameaçada pela construção de uma estrada –, os temas mantiveram o compromisso com o meio ambiente e outras discussões sociais.

Mas se o arteiro pouco mudou, o tempo trouxe outras relações com os leitores. Fãs dos quadrinhos apresentam Chico Bento aos filhos por desenhos animados, um filão no qual o criador da Mônica aposta desde fins dos anos 1970.

Hoje, episódios chegam ao YouTube e ao TikTok, acervos digitais reúnem revistas antigas, e um pequeno influenciador do interior mineiro interpreta o personagem nas telonas.

“Eu não gostava de ler antes de participar do filme. Foi depois dele que procurei os quadrinhos e aprendi a gostar mais”, diz Isaac Amendoim, 10 anos, que dá vida ao protagonista.

Nas redes sociais, o ator mostra seu dia a dia na roça de Cana Verde, produz esquetes de humor e traz reflexões ambientais que alcançam milhões de seguidores.

Do pai atrapalhado que busca sementes mágicas, passando por figuras do folclore e chegando à transformação de Chico em passarinho, a produção não se apressa em trabalhar a força do imaginário.

Outras estreias

“Interstellar”

Dirigido por Christopher Nolan, o filme volta às telonas para comemorar uma década desde sua estreia original. A obra acompanha um grupo de astronautas que embarca em uma missão para encontrar um novo planeta.

“Moana 2”

Mais madura e destemida, Moana está de volta para uma nova aventura em alto-mar! A sequência do sucesso de bilheteria traz a protagonista explorando novas regiões da Oceania.

“Babygirl”

Com uma atuação que tem rendido indicações, Nicole Kidman interpreta uma empresária bem-sucedida que coloca sua família e carreira em risco em nome de um caso com seu estagiário.

“O Auto da Compadecida 2”

Vinte e quatro anos após levar milhares de pessoas aos cinemas, a dupla João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) está de volta!

“Sonic 3”

Na sequência, Sonic, Knuckles e Tails se juntam para enfrentar um temível inimigo: Shadow, um vilão misterioso com poderes inéditos.

“Ainda Estou Aqui”

Com Fernanda Torres, filme é baseado em autobiografia homônima.

“Nosferatu”

Adaptação do clássico do terror de 1922.

“Mufasa: O Rei Leão”

O filme vai desbravar a ascensão de um filhote órfão e o encontro dele com o simpático leãozinho Taka.

“RM: Right People, Wrong Place”

Acompanha os bastidores da produção do 2º álbum solo do rapper RM, do BTS.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: