X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

SBT lamenta morte de Jô soares: "nobre arte de fazer rir"

Carioca, José Eugênio Soares se tornou Jô Soares e ficou conhecido pelo humor inteligente e pelos bordões


   

Imagem ilustrativa da imagem SBT lamenta morte de Jô soares: "nobre arte de fazer rir"
Jô Soares com Troféu Imprensa |  Foto: Gabriel Cardoso/ SBT

Em um comunicado oficial, o SBT lamentou a morte do ator, escritor, apresentador e comediante Jô Soares, aos 84 anos, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (5). Jô estava internado desde o dia 28 de julho no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por conta de uma pneumonia. 

O carioca José Eugênio Soares logo se tornou Jô Soares e assim ficou conhecido e também pelos bordões, o mais famoso, "beijo do gordo", era a despedida nos programas apresentados por ele. 

"José Eugênio Soares, foi um carioca que veio ao mundo para, dentre outras missões, a nobre arte de fazer rir. Desde pequeno, tinha em seus pais – Mercedes e Orlando – uma agradável companhia e grande incentivo na descoberta de sua verve artística", ressalta o SBT no comunicado. 

 

Imagem ilustrativa da imagem SBT lamenta morte de Jô soares: "nobre arte de fazer rir"
Jô Soares morreu aos 84 anos |  Foto: Reprodução Instagram

Na década de 50, após estrelar inúmeros filmes de comédia, Jô estreou  na televisão escrevendo os textos de programas para a TV Rio. Em São Paulo, foi responsável pelos textos de humor do programa "Simonetti Show", na TV Tupi.

Leia também: Famosos fazem homenagens a Jô Soares, morto aos 84 anos

Velório de Jô Soares será restrito a familiares e amigos

Na década de 60, se transferiu para a RecordTV onde ganhou seu primeiro programa – "Jô Show" – e torna-se ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega, responsável por um dos maiores sucessos da década: "A Família Trapo".

 

Canal Memória
 

Na década seguinte, Jô foi para a Globo, onde estreou em "Faça Humor Não Faça Guerra", e também fez "Globo Gente", "Satiricom", "O Planeta dos  Homens", até ganhar seu humorístico "Viva o Gordo", em 1981, onde desenvolveu uma galeria de personagens que ficaram para a história do humor.

 

  

Foi em 1988, que o humorista chegou ao SBT com a proposta de renovar as noites de segunda-feira com o sofisticado humor no programa rebatizado de "Veja o Gordo", onde carregou consigo personagens de suas atrações anteriores, e criou novos que foram sucesso na emissora, dentre eles a economista Lilia Bife Quibe no jornal Gordo Economia.

Em agosto daquele ano, uma revolução aconteceu na carreira de Jô e também na história da televisão brasileira. Jô ganha de Silvio Santos a oportunidade de realizar seu sonho ao comandar um talk show que mesclasse entrevistas, música e humor, inovando com vanguardia os finais de noite da TV brasileira, criando uma fórmula inesgotável que até hoje reflete-se em sucesso absoluto. Estava lançado "Jô Soares Onze e Meia".

"Motivo de alfinetadas bem humoradas de Jô quando o programa começava mais tarde, Jô Soares Onze e Meia foi ponto de encontro dos telespectadores com personalidades da história recente do Brasil, em todos os setores, de empresários a pessoas comuns, de artistas a desportistas, passando por integrantes da política de todo o Brasil e lançando talentos", informa o SBT.

Além dos convidados, o elenco formado pelo Quinteto Onze e Meia, os garçons Felipe e Alex, os câmeras Juquinha e Eddie Murphy, o contrarregra Tião e o maquiador Charly entravam nas tiradas bem humoradas do apresentador. O bordão “Não vá pra cama sem ele” era o slogan de todo o brasileiro antes de se deitar, sendo obrigatória a passagem pelo SBT para saber quais eram os entrevistados da noite.

Durante a Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, comandou uma mesa redonda direto de Los Angeles batizada de "Jô na Copa", com a participação de ex-jogadores, celebridades e, inclusivo e antenado, convida pela primeira vez mulheres para debater a performance da seleção.

Em 2000, Jô retornou para a TV Globo, mantendo o estilo de talk show criado no SBT, em "Programa do Jô", permanecendo no ar até 2016.

Assista ao último encontro de Jô Soares e Silvio Santos no Troféu Imprensa

 

SBT
 

Paralelo a televisão, fez sucesso nos palcos em shows de humor ao estilo “one man show”, shows tocando bongô ao lado do Quinteto Onze e Meia, na década de 90, e escrevendo e dirigindo importantes espetáculos teatrais. Como escritor, lançou best sellers de ficção como “O Xangô de Baker Street” e “O Homem que Matou Getúlio Vargas”.

Jô fora casado com a atriz Thereza Austregésilo, com quem teve o filho Rafael, falecido em 2014. Em 1987 casou-se com Flávia Junqueira.

"O SBT se solidariza com todo o público, que tinha em Jô Soares um grande amigo da televisão, e particularmente deseja que Deus conforte seus familiares e amigos", finaliza a emissora em nota.

 

SBT News
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: