Morre Beandri Booysen, influenciadora do TikTok com doença rara, aos 19 anos
Beandri era portadora da síndrome de Hutchinson-Gilford, doença rara conhecida como Progéria
Escute essa reportagem

A influenciadora Beandri Booysen, conhecida por seus vídeos motivacionais no TikTok, morreu aos 19 anos. Nesta quarta-feira, 18, Bea Booysen - mãe da tiktoker - anunciou a morte da filha. Beandri era portadora da síndrome de Hutchinson-Gilford, uma doença rara conhecida como Progéria que causa envelhecimento acelerado no hospedeiro. Ela falava sobre sua condição para o público do seu perfil.
"Apesar dos desafios que enfrentou, Beandri irradiava esperança e alegria. Ela se tornou um símbolo de conscientização sobre a Progéria e outras necessidades especiais, usando seu espírito único para inspirar milhares de pessoas ao redor do mundo", escreveu Bea em uma postagem no Facebook.
A causa da morte não foi divulgada, mas pessoas com Progéria costumam morrer de forma prematura em decorrência da doença. "A família Booysen pede gentilmente privacidade durante este momento difícil", afirmou a postagem. Em outubro, Beandri realizou uma cirurgia no coração.
Ao todo, a influenciadora contava com mais de 278 mil seguidores na plataforma chinesa de vídeos curtos. Em seu perfil, as publicações mostravam a rotina de Beandri, atualizações sobre seu estado de saúde e momentos divertidos que ela gravava com seu celular. Um vídeo tributo postado no perfil após a morte já alcançou mais de 360 mil visualizações.
O que é Progéria?
De acordo com o site do Hospital Rede D’Or São Luiz, a Síndrome de Hutchinson-Gilford, ou Progéria, é um distúrbio genético raro e não hereditário. As pessoas com esta doença possuem um envelhecimento rápido e precoce. O paciente sofre com problemas de saúde relacionados com o avanço rápido da idade das células e também tem distúrbios na aparência. Apesar das diferenças físicas, essas pessoas possuem o desenvolvimento intelectual dentro do previsto para a idade.
A Progéria não tem cura, apenas tratamento para amenizar os sintomas dos pacientes. Estima-se que cerca de 200 crianças tenham a doença rara Progéria em todo o mundo. Uma criança com esta doença tem a expectativa de vida de 15 anos, mas algumas podem chegar aos 20 anos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários