X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 29°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 24°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Famosos

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Mateus Solano: “Todos já nos sentimos em uma vida sem sentido”

Em conversa com o AT2, o ator Mateus Solano comenta sobre o risco de levar uma vida no piloto automático, como um figurante

Helena Rodrigues
Helena Rodrigues
23/10/2025 - 6:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Mateus Solano: “Todos já nos sentimos em uma vida sem sentido”
Solano apresenta o monólogo “O Figurante”, com muito humor, em novembro no Teatro da Ufes |  Foto: Reprodução/Instagram

Acordar, ir para o trabalho, voltar para casa, dormir. Acordar no dia seguinte e começar tudo de novo. Quem nunca entrou no modo “piloto automático” e acabou virando figurante de sua própria vida?

Com texto de Mateus Solano, Miguel Thiré e Isabel Teixeira, o monólogo “O Figurante” destaca justamente aquelas pessoas que, em diferentes contextos, permanecem invisibilizadas e, sem perceber, tornam-se coadjuvantes dentro de suas próprias histórias.

“Acho que todos nós, em algum momento, já nos sentimos automatizados, vivendo uma vida sem sentido. É como se não estivéssemos à frente, segurando as rédeas da própria vida, mas simplesmente nos deixando levar pelo trabalho, pela sociedade, pelas relações e pelos padrões dos quais ficamos reféns”, ressaltou Mateus Solano ao AT2.

No espetáculo, que poderá ser conferido nos dias 7, 8 e 9, no Teatro da Ufes, em Vitória, o ator interpreta Augusto, um figurante dedicado, experiente e acostumado a trabalhar em produções audiovisuais.

Ele vive uma rotina bem previsível e acaba se tornando figurante de sua própria história. Aos poucos, Augusto vai questionando a importância de seu trabalho e de sua vida.

Mas não pense que o assunto é tratado de forma “chata” ou cansativa. O espetáculo utiliza o humor para tratar de um tema tão complexo de maneira leve.

“O humor é a ferramenta fundamental para falar de coisa séria. E a peça é isso mesmo, uma comédia dramática que se utiliza do humor para chamar a atenção de questões bem existenciais”, explicou Solano.

“O Figurante” é o primeiro monólogo do ator, que revelou que só agora estava pronto para encarar esse tipo de espetáculo.

Ele contou ainda que, para aceitar um papel, é importante que o personagem seja instigante, ofereça desafios, que o tire do lugar-comum.

“Estou sempre me questionando”

AT2 — Em “O Figurante”, seu personagem questiona a importância do trabalho dele e até da vida. Já fez esses questionamentos?

Mateus Solano — Sim, acho que sou uma pessoa que está o tempo todo se pensando, faço análise há anos e, como artista, sou um grande interessado no ser humano, em seus limites e suas potências. Estou sempre me questionando.

Se ficasse invisível por um dia, qual a primeira coisa que gostaria de fazer?

Acho que eu ia aproveitar e fazer uma viagem, sei lá, entrar num avião (invisível!) e viajar para um lugar bem maneiro.

Qual o maior desafio de fazer um monólogo?

O maior desafio é o estar sozinho mesmo em cena e ter que contar uma história, entreter e, de alguma forma, controlar a atenção do público durante 70 minutos sozinho. Acho que demorei para fazer justamente porque eu tenho muito respeito pela minha profissão e não me sentia preparado para encarar um monólogo até então.

Seu personagem já chega em cena com a clássica frase “Ser ou não ser”. É melhor ser ou não ser?

Sem dúvida, ser é muito melhor, temos uma vida só, é um desperdício deixar a única história que temos para contar nas mãos de outras pessoas. E acho que a arte, o teatro, nesse lugar de fazer a gente refletir sobre nós mesmos e sobre a sociedade em que a gente está inserido, tem esse papel, de nos chacoalhar e nos convidar sempre a sermos, a fugirmos da invisibilidade no não ser.

Como arrancar risadas com um assunto complexo?

Pois é, mas o humor é a ferramenta fundamental para falar de coisa séria. Através dele, as pessoas abrem as suas defesas e, em seguida, podemos entrar com algum assunto mais importante do que o mero entretenimento. Portanto, a peça é isso mesmo, uma comédia dramática que se utiliza do humor para chamar a atenção de questões bem existenciais.

Você se arrepende de ter aceitado algum papel?

Acho que nunca cheguei a me arrepender, tem papéis que fizeram menos sucesso do que outros, mas sempre acabei aprendendo alguma coisa de todo trabalho. Enfim, no mínimo, garanti o meu salário.

Impossível olhar para você e não lembrar do Félix. O que você carrega dele até hoje?

Imagem ilustrativa da imagem Mateus Solano: “Todos já nos sentimos em uma vida sem sentido”
“Eu não carrego absolutamente nada do Félix, ele é que carrega coisas minhas!”, diz Solano sobre seu famoso personagem da novela “Amor à Vida” |  Foto: Divulgação

Eu não carrego absolutamente nada do Félix, ele é que carrega coisas minhas! (Risos) Fico muito feliz com o carinho que as pessoas têm com esse personagem, mas estou sempre frisando que estou longe de sê-lo.

Você se considera galã?

Não me considero um galã.

Acha que é bonito ou pode melhorar?

Estou bem satisfeito.

Como se vê daqui a 10 anos?

Dez anos mais velho. (Risos)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

“Eu não carrego absolutamente nada do Félix, ele é que carrega coisas minhas!”, diz Solano sobre seu famoso personagem da novela “Amor à Vida”

FAMOSOS

Tatá Estanieck fala sobre divórcio de Júlio Cocielo pela 1ª vez

“Eu não carrego absolutamente nada do Félix, ele é que carrega coisas minhas!”, diz Solano sobre seu famoso personagem da novela “Amor à Vida”

FAMOSOS

Eric Dane, diagnosticado com ELA, fará personagem com a doença em série

“Eu não carrego absolutamente nada do Félix, ele é que carrega coisas minhas!”, diz Solano sobre seu famoso personagem da novela “Amor à Vida”

FAMOSOS

Donald Trump pode libertar Diddy da prisão ainda nesta semana, afirma site

“Eu não carrego absolutamente nada do Félix, ele é que carrega coisas minhas!”, diz Solano sobre seu famoso personagem da novela “Amor à Vida”

FAMOSOS

Gabriel Medina: foto sobre suposta paternidade representa 'nascimento' de marca

Ícone tags Tags existencialismo Humor mateus solano Monólogo O Figurante teatro

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM