Manoel Carlos tem piora na saúde, com comprometimento motor e cognitivo
Júlia Almeida, filha do autor de novelas, rebateu a acusação de que estaria mantendo o pai isolado e incomunicável
Escute essa reportagem
Manoel Carlos, 91, vem apresentando uma piora no quadro de saúde devido à doença de Parkinson.
Comprometimento motor e cognitivo foram agravados nos últimos meses. A informação foi divulgada pela Boa Palavra, produtora fundada pelo autor e comandada pela filha Julia Almeida.
"Manoel Carlos enfrenta uma piora em seu estado geral devido à doença de Parkinson. Segundo a dra. Roberta Zani, médica responsável: 'Estamos focados no manejo dos sintomas para garantir o máximo de conforto neste momento delicado'", informou a produtora.
Nota pede ainda que as visitas sejam evitadas. "Atualizações serão divulgadas se necessário", completou.
CIRURGIA E POLÊMICA
Júlia Almeida, filha do autor de novelas Manoel Carlos, rebateu a acusação de que estaria mantendo o pai isolado e incomunicável. Ela publicou um vídeo explicando a situação, nesta sexta-feira (3), no Instagram.
Filha do escritor ressalta que o pai passou por uma cirurgia no final de dezembro do ano passado, da qual está se recuperando em casa. "Faço esse vídeo para pedir respeito em nome da minha família e do meu pai. Não é uma doença incomum, ao contrário, mas cada um passa pelo seu processo", disse.
Reportagem de Fabíola Reipert alega que Manoel Carlos estaria vivendo isolado de familiares e amigos. Segundo um parente do autor, que não teve a identidade revelada, amigos e familiares estariam preocupados.
A fonte da reportagem afirma que a proibição de visitas viria da filha, Júlia Almeida, que teria demitido funcionários do pai. A reportagem da colunista ainda alega que "ela cortou completamente o acesso de qualquer pessoa a ele".
COMO VIVE MANOEL CARLOS
Manoel Carlos, 91, está aposentado das novelas desde 2014, quando escreveu "Em Família" (Globo). O autor, diagnosticado com Parkinson há seis anos, vive desde então longe dos holofotes.
Maneco segue morando no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, ao lado da mulher, Elisabety de Almeida. "Ele ficou conhecido por escrever crônicas do dia a dia, do seu cotidiano, do seu 'quintal', que é o Leblon", conta Júlia Almeida, filha do escritor, em conversa com Splash.
Escritor, que passa a maior parte do tempo dentro de casa, não abre mão de tomar banho de sol todas as manhãs. O ritual diário envolve a leitura de vários jornais, enquanto fica sentado na área externa do imóvel.
Maneco, que assinou tramas como "Por Amor" (1997) e "Laços de Família" (2000), assumiu de vez a posição de telespectador. "Ele assiste um pouquinho [de novelas], mas gosta muito de jornal. Ele assiste muito telejornal", detalha.
Júlia recebeu a missão de conduzir o legado artístico do pai. Ela dirigiu o documentário "O Leblon de Manoel Carlos", que nasceu da necessidade de organizar e preservar a história do escritor.
Comentários