Grazi Massafera: “Quero ser uma dessas mulheres livres”
Grazi Massafera comenta sobre o papel de Dona Beja e destaca a necessidade de reflexão e de “amolecer corações endurecidos”
Siga o Tribuna Online no Google
Há 40 anos, Maitê Proença brilhava como Dona Beja na extinta Rede Manchete. Agora, Grazi Massafera faz sua versão da personagem icônica na releitura da história, exibida pela plataforma de streaming HBO Max.
Para dar vida à personagem, Grazi ganhou a bênção de Maitê e se tornou amiga da atriz, apesar de ter preferido não assistir à versão de 1986.
“Eu vivo intensamente cada momento que eu estou vivendo. Falar de questões femininas é meu dia a dia. Eu sou solteira, faço o que quero, não sou subjugada pelos meus namorados, meu corpo, minha filha, minha beleza, meu envelhecer. Também quero ser uma dessas mulheres livres, não quero sucumbir ao que me delegam. Eu estou sempre me desconstruindo. Como atriz, foi o melhor momento para encarar uma personagem como essa”, afirma Grazi, que também atua em “Três Graças”.
Ela considera “Dona Beja” um divisor de águas. “É a primeira vez que eu encarno em uma personagem”.
Na nova versão, há um protagonismo negro, com personagens pretos e livres no cenário do século XIX. Já Beja é inspirada em uma personagem histórica, que realmente viveu em Minas Gerais e abriu um bordel.
Reflexão
A atriz afirma que a novela vai além da diversão. “Mais do que incomodar, a gente quer que amoleçam esses corações. Que encontrem pessoas, seres humanos, mais do que corpos, mais do que identidades sexuais. A gente quer gerar reflexão e que essa reflexão surta algum tipo de efeito. 'Beja' vai ser um sucesso para a gente atingir esses corações endurecidos pela vida, por seus preconceitos, por questões que doem. Essas pessoas também sofrem com esses bloqueios. Tem gente que não quer sentir esse incômodo. É uma espécie de autoproteção, acham que é ruim. Desumaniza. Se não é do seu lado, na sua casa, você não toma atitude. E isso está errado. Como sociedade, a gente precisa reagir”, diz Grazi Massafera.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários