Fani Pacheco: "Medicina foi o maior desafio da minha vida"
Atendendo em um consultório em Nova Iguaçu, a ex-BBB diz estar em paz com quem se tornou
Fani Pacheco vive hoje um dos melhores capítulos de sua trajetória pessoal. Conhecida do público desde o “BBB7”, ela agora atua como médica na emergência psiquiátrica e em atendimentos clínicos.
“A medicina foi o maior desafio da minha vida”, avalia a carioca, de 43 anos de idade, em entrevista à Quem.
O momento em que a ex-BBB se sentiu médica pela primeira vez veio logo no primeiro plantão de emergência psiquiátrica de 24 horas. Em meio a uma recepção lotada e à chegada de seis ambulâncias do Samu simultaneamente, Fani precisou tomar decisões rápidas e delicadas. “Parecia um filme, mas era real”, lembra.
Foi ali, diante do caos e da urgência, que ela sentiu o peso da profissão e a certeza de estar preparada para exercê-la sem abrir mão da humanidade. “Não precisei parar para pensar. Meu cérebro estava 100% preparado para lidar com aquele caos. E eu fiz com excelência”, recorda.
A escolha pela psiquiatria não é acaso, mas consequência de sua história familiar. Desde muito pequena, Fani conviveu com a esquizofrenia da mãe, Adele Mara, que morreu em 2014, mas passou longos períodos em enfermarias psiquiátricas.
“Nunca tive medo daqueles seres humanos, pelo contrário”, diz a médica, explicando que essa vivência despertou nela curiosidade, empatia e um compromisso com uma psiquiatria que vai além do diagnóstico, baseada em acolhimento, psicoeducação e cuidado com o paciente e sua família.
Atendendo em um consultório em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense em que cresceu e ajudou a popularizar no “BBB7”, Fani diz estar em paz com quem se tornou. “Mudam os rótulos, não a minha essência”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários