X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Faculdade confirma que Matteus Amaral burlou sistema de cotas ao se declarar preto

Na última quinta, ex-BBB acabou publicando sem querer um vídeo em que sua mãe aparecia ao fundo comentando o caso


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Faculdade confirma que Matteus Amaral burlou sistema de cotas ao se declarar preto
l Matteus Amaral burlou o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) |  Foto: Reprodução/Instagram

O ex-BBB 24 e hoje influenciador digital Matteus Amaral burlou o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). A confirmação foi enviada à reportagem pela própria instituição.

Segundo a universidade, em 2014 o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Essas informações constam no Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano.

"É importantíssimo ficar claro que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato", diz o IFFar.

Como não havia nenhum mecanismo específico de verificação de fraudes, era preciso que houvesse alguma denúncia para que a universidade tomasse conhecimento do caso, instaurasse um processo administrativo e punisse o aluno caso fosse necessário. Mas nenhuma denúncia foi feita na época.

A instituição afirma que a política nacional de cotas foi sendo aperfeiçoada com o tempo, e que hoje, um dos mecanismos implantados é a heteroidentificação, adotada pelo IFFar desde as seleções realizadas em 2022 para ingresso em 2023. "Atualmente, cada campus do IFFar possui uma comissão composta por três pessoas titulares e duas suplentes que atua em todos os processos de seleção dos estudantes", diz outro trecho da nota.

Na última quinta (13), em meio a acusações de que teria se declarado negro para obter uma vaga, ele acabou publicando sem querer um vídeo em que sua mãe aparecia ao fundo comentando o caso.

Nos stories, que foi apagado em seguida, Matteus posava com um filhote de ovelha enquanto sua mãe dizia, ao fundo: "Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra". O vídeo foi recuperado por internautas e publicado no X.

Um documento de 2014 disponível no site do Instituto Federal Farroupilha, um estudante de nome Matteus Amaral Vargas, o mesmo do ex-BBB, aparece matriculado no curso de Engenharia Agrícola em Alegrete. No documento, o estudante se declara como "preto".

As informações sobre o curso, a data e a instituição batem com os relatos do próprio Matteus, que diz ter trancado a faculdade no quinto semestre.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: