X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Em entrevista a 'A Tribuna', Tarcísio Meira disse que estava aposentado "contra a própria vontade"


Imagem ilustrativa da imagem Em entrevista a 'A Tribuna', Tarcísio Meira disse que estava aposentado "contra a própria vontade"
Tarcísio Meira na peça "O Camareiro" |  Foto: Divulgação

"Nunca vi um ator que queira parar, e eu jamais pensei em parar. Nós não nos aposentamos. Somos aposentados contra a nossa vontade". Estas foram as palavras de Tarcísio Meira, um dos maiores atores da dramaturgia brasileira, em uma entrevista exclusiva ao Jornal A Tribuna publicada em abril de 2016.

Nesta quinta-feira (12), o ator, de 84 anos, morreu após complicações da covid-19. Ele testou positivo na semana anterior e foi internado ao lado da mulher, a também atriz Glória Menezes.

Tarcísio Meira esteve em Vitória em maio de 2016, para apresentar a peça "O Camareiro", no Teatro Universitário, em Vitória.

Em entrevista a jornalista Paula Dell'Isola, do AT2, Tarcísio falou sobre a fama de "galã", fez uma análise da carreira e exaltou a parceria com Glória Menezes além do relacionamento. "Eu tive muitos problemas com a fama de galã. Porque ela vinha carregada de preconceitos. Achavam que eu não poderia ser um ator. Esse preconceito era tão evidente que eu simplesmente passei por cima e não tomei conhecimento”, contou.


SAIBA MAIS Leia a entrevista na íntegra, concedida ao AT2, em abril de 2016


“O Camareiro” mostra as dificuldades de ser ator. A vida de um ator é dura, Tarcísio?

(Vida) muito dura. Emocionalmente e, muitas vezes, exige um esforço físico muito grande. É um trabalho
muito difícil, mas muito bonito e gratificante também

Entre os dilemas da peça está o de continuar ou desistir. Já viveu isso?

"Nunca vi um ator que queira parar, e eu jamais pensei em parar. Nós não nos aposentamos. Somos
aposentados contra a nossa vontade. (Risos)

Voltar ao teatro é uma forma de celebrar os 80 anos?

Não digo que seja um coroamento de algo, porque eu espero ainda fazer muitas coisas. (Risos). Mas é uma forma bonita de celebrar bastante coisas que eu já fiz.

Você é um ator consagrado. Buscou manter o sucesso?

Não pelo sucesso em si. O Lauro César Muniz dizia que nenhum artista trabalha para fazer fracassos. Claro, mas o sucesso é uma coisa efêmera. A amizade, o entendimento, a ponte que você consegue estabelecer com as pessoas é muito mais importante. Até uma reprovação pode ser um sucesso. Se uma pessoa que está me vendo tem a intimidade de me dizer que não gostou, é um grande sucesso. Sempre procurei ter esse tipo de diálogo. É a razão de ser do meu trabalho.

Parece ter muita vitalidade. Sente-se com 80 anos?

Acho que sim. (Risos) Eu gostaria de ter 50 ou 60 anos, mas tenho 80. Estou bem. Mas tenho a vitalidade de um homem de 80 anos. Não dá para jogar tênis, vôlei. Não quer dizer que me sinto velho. Mas tenho a idade que tenho e convivo bem com as limitações que isso me traz. Não nado contra a maré.

E do jovem Tarcísio, ainda tem algo dele?

Acho que Tarcísio é o que é em qualquer idade. Eu não mudei muito de quando eu tinha 15 anos. Eu tinha as coisas próprias da idade, mas eu nunca renunciei e nem denunciei a mim mesmo. Sou o que sou, com todos os meus defeitos e as minhas qualidades.

Bem-sucedido, famoso. Tem sido uma vida de louros?

Não, de forma alguma. Eu sou uma pessoa muito simples. Gosto das coisas simples. E, quando ficam complicadas demais, eu trato de simplificá-las.

E a vida ao lado de Glória. Imita as novelas?

Não é uma vida de novela. Somos um casal absolutamente normal. Nossa trajetória juntos é bastante comum e temos uma vidinha muito simples.

Foi fisgado imediatamente?

Mais ou menos. Vi, gostei e aconteceu. Quando fizemos 50 anos de casados, nos impressionamos. É bocado de tempo. Mas não sentimos passar. De repente, chegamos aos 50. E agora são 53. (Risos)

Há segredo para uma parceria como esta?

Não. Não há muito o que falar. A gente se gosta, evidentemente. Quando as pessoas se gostam e se entendem, permanecem juntas. Se há amor, por que não permanecer?

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: