Doença de Crohn leva Evaristo Costa para a UTI
Jornalista precisou ser hospitalizado na Inglaterra para tratar complicações da doença autoimune que enfrenta
Escute essa reportagem
O jornalista Evaristo Costa usou as redes sociais no último sábado (13) para falar aos seguidores sobre seu estado de saúde. O comunicador foi diagnosticado com Doença de Crohn (inflamatória séria no trato gastrointestinal) e precisou ser internado na UTI na última sexta-feira.
Ele, que atualmente mora na Inglaterra, contou que ainda precisará seguir no hospital.
“Após uma nova bateria de exames e confronto de resultados, a alta não veio. Mas sigo no lugar certo e em boas mãos! Ah! Estou liberado para circular pelo hotel, digo, hospital”, brincou.
Ao longo da madrugada, Evaristo Costa aproveitou para compartilhar alguns momentos de sua internação na unidade de saúde. Através de seus stories no Instagram, o ex-jornalista da Globo relatou grandes dificuldades para dormir por conta de conversas e barulhos das máquinas.
“Como não consigo dormir, resolvi dar uma volta pelo hospital, de cadeira de rodas, porque não tenho força para andar. Brincadeira, claro. Vou ter que passar a noite na UTI”, contou ele, que precisou tomar morfina para controlar a dor.
Em outros stories, ele ainda descreveu alguns sintomas que vem enfrentando por causa da doença, que é autoimune.
“Além de muita diarreia (que pode conter sangue), febre e perda de peso. Isso tudo me leva à fraqueza, fadiga. A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e graves infecções”, explicou.
Especialistas explicam que a Doença de Crohn é uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal.
Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro. Os principais sintomas são: diarreia crônica, dor abdominal, perda de peso, febre, sangramento retal, fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino).
Em alguns casos, pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como: artrite, olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz, desenvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas.
Comentários