X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Famosos

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Como Roberto Carlos e Irmã Dulce ajudaram Raul Seixas a despontar na música

Antes de se tornar o maluco beleza, Raul Seixas era chamado de Raulzito

foto autor
Lucas Froés, da Agência Folhapress
25/06/2025 - 17:45

Ouvir

Escute essa reportagem

Antes de se tornar o maluco beleza, Raul Seixas foi Raulzito, ainda que neste já estivesse muito daquilo que o consagraria posteriormente.

Na década de 1950, em Salvador, Raul -cujos 80 anos são lembrados neste sábado (28)- e seu irmão Plínio conseguiram roubar duas cadernetas de presença no dia da matrícula na escola. Com elas em mãos, matavam aula para ouvir música numa loja de discos. Depois, carimbavam os papéis e mostravam em casa aos pais.

Graduado em rock 'n roll, Raulzito se uniu aos fãs pioneiros do gênero na capital baiana que idolatravam Elvis Presley. "Eu conheci Raul de 1955 para 1956, e conhecia Waldir Serrão porque a irmã dele era presidenta do fã-clube de Cauby Peixoto", disse Edy Star, em entrevista a uma rádio baiana, no ano passado. "Fundamos o Elvis Rock Club naquela casa onde era o fã-clube de Cauby. Naturalmente, nós fazíamos aqueles trejeitos de Elvis de ficar rodando a perna."

Edy, que morreu em abril deste ano, depois gravaria com Raul o álbum "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10", de 1971. Também estava com uma campanha de financiamento coletivo para lançar "Ao Meu Amigo Raul Seixas", disco inédito que gravou com sucessos do cantor.

No Largo de Roma, perto do Elvis Rock Club, funcionava o Cine Roma, imóvel que pertence até hoje à entidade Obras Sociais Irmã Dulce. Nos anos 1960, a futura santa teve papel importante no caminho de Raul Seixas no rock.

"Através de Waldir Serrão, que morava perto, eles procuraram o frei Hildebrando Kruthaup. Ele e Irmã Dulce descobriram que, além do cinema, o Cine Roma poderia também ganhar um trocado sendo alugado para shows de rock", diz o pesquisador Zezão Castro, autor do livro "A Jovem Guarda na Bahia".

Com a liberação dos religiosos, que ajudavam os mais pobres com o que arrecadavam, começaram as "domingueiras" do Cine Roma. "Os administradores ganhavam dois dinheiros -o do cinema e o dos shows", diz Castro, que recentemente cantou num coral dentro do antigo Cine Roma, onde hoje funciona o Santuário Santa Dulce dos Pobres.

Naquele início de carreira, o conjunto Raulzito e seus Panteras também se aventurava longe do point principal do Cine Roma. Para isso, Raul foi pedir apoio do crooner e contrabaixista Bira -que ficaria famoso por sua risada nos programas de Jô Soares.

"Eu tenho um grupo que está tocando Beatles, e eu gostaria que você me apresentasse alguns nomes de casas boas, onde eu possa fazer esse repertório", disse Raul Seixas a Bira, que contou a história numa entrevista, há nove anos. Bira levou Raulzito e seus Panteras até o Dendê Bar, onde se apresentava. "Eles arrasaram, cara! A linguagem era essa naquela época", contou Bira no programa.

"O Dendê Bar era um lugar que revezava atrações de Jovem Guarda e bossa nova", diz Castro. "Quando a Jovem Guarda estourou, o rock foi aceito, deixou de ser maldito no estouro de Roberto Carlos", diz. "Mas os colunistas de Salvador ainda xingavam os cabeludos".

Numa época em que cantores faziam turnês sem bandas de apoio, sendo acompanhados por músicos locais, Roberto Carlos se juntou aos cabeludos de Raulzito e seus Panteras. Em 1965, um show no ginásio Balbininho e outro no sagrado Cine Roma os uniu momentaneamente.

Dois anos depois, no Rio de Janeiro, o rei não esqueceu dos baianos e interveio para que o conjunto -agora com a leve mudança de nome para Raulzito e Os Panteras, formado por Raul, Carlos Eládio, Mariano Lanat e Carleba Castro depois de várias formações- gravasse seu primeiro e único LP.

"A gente tava no corredor da [gravadora] CBS tentando falar com o diretor Jairo Pires. A gente não conseguia passar do corredor, e aí sai de uma porta o Roberto Carlos, que já era o rei. Ele viu a gente, parou e cumprimentou", disse o guitarrista Eládio no documentário "Moleques Maravilhosos".

Roberto falou com o diretor, e Raulzito e Os Panteras entraram imediatamente no estúdio, o tempo todo sob os olhares do astro. Da CBS, eles foram encaminhados para gravar na Odeon.

"Só depois da morte de Raul é que esse disco virou cult", diz Zezão Castro. Um dos destaques do disco é "Você Ainda Pode Sonhar", versão de "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles.

"Pense num dia com gosto de jaca", era o verso que Raul escreveu para abrir a canção. "Aí, leva-se a música para Milton Miranda [diretor da Odeon], ele ouviu e disse: 'não, isso não pode'", afirmou Eládio durante a Flipelô do ano passado, que homenageou Raul.

Raulzito, então, argumentou que, se existe a expressão "acordar com gosto de cabo de guarda-chuva na boca", então por que não poderia ter gosto de jaca? O diretor continuou irredutível, e o verso teve que ser mudado.

Sem saber, mas lembrando da própria infância, o artista fez jus à história original daquela canção, que surgiu após John Lennon ver um desenho de seu pequeno filho Julian. "Pense num dia com gosto de infância/ Sem muita importância, procure lembrar/ Você, por certo, vai sentir saudades/ Fechando os olhos, verá".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Murilo Huff expõe comprovantes de gastos com seu filho com Marília Mendonça

FAMOSOS

Murilo Huff expõe comprovantes de gastos com seu filho com Marília Mendonça

Imagem ilustrativa da imagem Sandy posta fotos raras do filho: '11 anos de muito amor'

FAMOSOS

Sandy posta fotos raras do filho: '11 anos de muito amor'

Imagem ilustrativa da imagem Andressa Urach muda cor dos olhos com cirurgia e se arrepende: 'orem por mim'

FAMOSOS

Andressa Urach muda cor dos olhos com cirurgia e se arrepende: 'orem por mim'

Imagem ilustrativa da imagem Virginia Fonseca participa de primeiro ensaio da bateria da Grande Rio; veja vídeo

FAMOSOS

Virginia Fonseca participa de primeiro ensaio da bateria da Grande Rio; veja vídeo

Ícone tags Tags história da música irmã dulce música raul seixas Roberto Carlos
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso